| 260

A CRUZADA EUCARÍSTICA


Como você não sabe já houve um tempo em que a Igreja Católica dominava o Brasil do Oiapoque ao Arroyo Chuí. .
* * *
Queira sentar-se que lá vem história.
* * *
Eram tempos em que ainda não havia as "igrejas de fundo de quintal", locais onde indivíduos cheios de lábia, espertalhões que se denominam "pastores", enganam os incautos oferecendo ingressos para o Céu e obedecendo fielmente um "mandamento " que determina que o "bolso é o órgão mais sensível do corpo humano".
* * *
Ligue o rádio ou a televisão de madrugada que você vai ver ao vivo quem são essas falsos profetas, quase todos milionários.
* * *
Tenho pena de sua mentalidade que já não se lembra das procissões católicas que atraíam centenas de pessoas, dos padres que usavam batinas pretas, das Filhas de Maria, dos muitos jovens que estudavam para ser padres e dos bairros em havia até as Cruzadas de Eucaristia para ensinar os primeiros preceitos do catolicismo, como na foto que minhas secretinas escolheram nos meus Archivos Implacáveis.
* * *
No ano de 1966 aconteceu na Vila São Geraldo um torneio de futebol, ano em que o futebol brasileiro ainda era respeitado e mutos garotos sonhavam em vestir a camisa do Esporte Clube Taubaté para seguir uma carreira.
* * *
Na ocasião o padre Ivo comandava o chamado "Conventinho" naquele bairro e promoveu um torneio de futebol entre os garotos contando com a colaboração do saudoso Vicente Fonseca Lima, que no futuro seria vereador e presidente do poderoso time do Vila São Geraldo.
* * *
Duas curiosidades na foto que você está vendo.
* * *
O garoto que está recebendo a medalha das mãos de Vicente Fonseca Lima tem as iniciais de Carlos Alberto, o mesmo que em 1979 seria o camisa 2 do Esporte Clube Taubaté que proporcionou uma imensa alegria ao torcedor taubateano sagrando-se campeão com o singelo apelido de "Banha".
* * *
Outra curiosidade é que o garoto que está na foto em seguida ao mais alto, com os braços ao longo do corpo chama-se Paulo Máximo, que no futuro seria coronel comandante da Polícia Militar no Estado de SP, uma vez que não brilhou jogando futebol como "Banha".
* * *
A foto foi feita no chamado "Campo do Grêmio", cujo nome oficial é Estádio Geraldo de Lima Franco, ex-presidente do Vila, estádio construído na época áurea da Companhia Fabril de Juta pela família Audrá, quando o Vale do Paraíba era um dos principais produtores de café no Brasil e muitos moradores daquela Vila trabalhavam na Juta, como relata o historiador Cláudio De Morais no livro "Nossa Vila São Geraldo" de minha coleção particular.
* * *
O tempo passa, o tempo voa.
* * *
Hoje no local do "Conventinho" existe a Faculdade Dehoniana.
* * *
Vicente Fonseca Lima virou nome de viaduto ao lado do Parque do Sedes.
* * *
Paulo Máximo comandou a PM em Taubaté e no Vale do Paraíba e hoje está aposentado, jogando futebol em time de veteranos.
* * *
Do Padre Ivo nunca mais eu tive notícias.
* * *
O campeão "Banha" continua em Taubaté, sempre risonho, colhendo as glórias de ter sido campeão na última alegria que o Alviazul deu à cidade.
* * *
O "Campo do Grêmio" cheio de reformas, continua como sede de um dos grandes times campeões da região, camisa que eu tive a honra de vestir nos anos 1971?1972.
* * *
Isso posto.....






  • Fontes: JOSÉ DINIZ JUNIOR