| 765

O CIRURGIÃO CAPILAR

Assim como muitos outros que vieram da Zona Rural, Sebastião Barreto (foto) foi mais um que veio tentar a sorte em Taubaté com sua profissão de barbeiro.
* * *
Queira sentar-se que lá vem história.
* * *
Nascido em Redenção da Serra, Barreto costumava-se apresentar-se como "Cirurgião Capilar" e gostava-se de trajar-se engravatado ou todo de branco nos diversos endereços que atendeu no centro de Taubaté.
* * *
Como também era fiel atleta dos chamados "esportes engarrafados", diz a lenda que aqueles que tinha a sorte de cortar os cabelos antes do horário de almoço dele, podiam sair ilesos da cadeira.
* * *
Diz a lenda que houve casos em que alguns clientes que ousaram cortar os cabelos após o almoço do "Cirurgião Capilar", saíram com apenas metade do bigode rapados e outros fregueses com leves ferimentos na orelha. Mas são lendas.
* * *
As famílias "Velho Barreiro" ..."Pirassununga" e "Tatuzinho" se encarregavam de macular a profissão do "Cirurgião Capilar" que chegou a ser contratado pela Ford como barbeiro da fábrica.
* * *
Muito querido no centro de Taubaté, Barreto assumia de tal forma a personalidade de "Cirurgião Capilar" que tinha sempre receitas simples e milagrosas para os pequenos males que sempre assolaram o nosso povo.
* * *
Por exemplo, para "ESTOMATITE" Barreto recomendava o seguinte:
* * *
"...Tomar uma colher das de sopa da cachaça "Pé-de-Briga" originária de Parati, litoral Sul do Rio de Janeiro. Caso não surta efeito repetir a dose de meia em meia hora, até ocorrer uma das alternativas: ou o paciente fica de tal modo encachaçado e esquece a cólica, ou a cólica fica encachaçada e esquece de doer"
* * *
"DOR DE DENTES: face as dores mais violentas usar pingas mais fortes, como por exemplo a "Cachorro Quente", safra 1964. Caso não encontre pode-se usar uma cachaça rampeira, só que neste caso apenas para bochechos. Ingerir, nunca".
* * *
FRAQUEZA GERAL: "Ingerir seis vezes ao dia um copo duplo da cachaça "Vovò Extra" - 90 anos, envelhecida em toneis de Cumarú. Bate-se em liquidificador com frutas diversas com casa e tudo, como por exemplo manga, jaca, fruta de pão, abacaxi, etc.
* * *
A lista do receituário de Sebastião Barreto em sua passagem por Taubaté eu publicava semanalmente no Jornal Matéria Prima, fato que deu notoriedade ao Cirurgião que nos deixou há muitos anos.
* * *
Mas suas receitas jamais serão olvidadas.
* * *
Isso posto...todos a postos com os tiroteios deste Foice Buck Jones.






  • Fontes: JOSÉ DINIZ JUNIOR