| 348

O PRIMEIRO POÇO

Para esta sexta feira 13 minha secretina Nina Rolas - que está substituindo Lívida do Grello Maior que está com Coronarívus - foi buscar nos meus Arquivos Implacáveis mais uma foto histórica.
* * *
Queira sentar-se que lá vem história.
* * *
Tenho pena de sua mentalidade em pensar que Taubaté nunca teve problemas com abastecimento de água.
* * *
Já relatei que a população se abastecia em tanques em diversas regiões da cidade.
* * *
Até que no ano de 1935, através de seus representantes junto ao poder público, a população mobilizou-se para que o problema fosse solucionado.
* * *
Descobriu-se o um local para perfurar o primeiro poço de sondagem no subsolo onde haveria água para suprir a cidade.
* * *
O local era conhecido como "Braga" e naquela dia de 1935 as autoridades se reuniram para o lançamento histórico registrado na foto que você está vendo.
* * *
Os personagens são os seguintes: o prefeito municipal José Milliet Filho, José Luiz de Almeida Soares, os médicos José Luiz Cembranelli e Francisco Soares Meirelles, os fazendeiros Simão Botossi e José Pedro da Cunha, os funcionários municipais Alcendino de Almeida, Afonso Fonseca, Nicolau Florençano e o corretor de imóveis cujas iniciais eram Renato Barbosa Lima.
* * *
Como tenho escrito, na época o cidadão costumava trajar-se como os portugueses - terno, chapéu e gravatas - no que se destacava o cidadão Jorge Ferreira Pinto conhecido como o "almofadinha de Taubaté".
* * *
Anos mais tarde o engenheiro Fernando de Mattos encarregou-se de ampliar o Serviço de Águas de Taubaté para atender a população.
* * *
Segundo declarações do engenheiro da Sabesp - cujas iniciais são Paulo Ernesto Marques Silva - o tal "Braga", local do primeiro poço, ficava pelos lados do Bairro das Caveiras, como era conhecido o Bairro da Independência.
* * *
Isso posto, mais uma Preciosidade Diniziana para provocar os habituais tiroteios neste Foice Buck Jones velho de guerra.
* * *
Avante incautos....







Mais Fotos

  • Fontes: JOSÉ DINIZ JUNIOR