| 259

Chegada de frente fria deixa o litoral de São Paulo em alerta

O litoral norte de SP volta a sofrer com chuva forte e volumosa no fim desta semana, devido à passagem de uma nova frente fria. Mas este sistema será diferente, pois chega ao Brasil com forte intensidade, devendo causar uma acentuada queda da temperatura e grande intensificação de ventos marítimos, que vão concentrar muita umidade entre as encostas da serra do Mar e o litoral, reforçando as nuvens de chuva.
Esta será a primeira frente fria do outono, que tem início astronômico em 20 de março, à 00h06 (hora de Brasília), e vai quebrar o bloqueio atmosférico da forte alta pressão atmosférica, que gerou a onda de calor dos últimos dias no Brasil.


Esta frente fria chega ao Rio Grande do Sul na quarta-feira, 20 de março, mas desloca-se rapidamente e já atinge o estado de São Paulo na quinta-feira, 21 de março.
No primeiro impacto desta frente fria no litoral norte, as fortes pancadas de chuva devem ocorrer à tarde e à noite, com risco de raios e de intensas rajadas de vento, que podem chegar aos 80 km/h. A Climatempo prevê cerca de 50 mm de chuva para a quinta-feira na região de Ubatuba.


Na sexta-feira, 22, a frente fria avança sobre o Rio De Janeiro, mas ainda causará muita instabilidade no litoral de São Paulo. Além disso, a forte infiltração de umidade marítima começará a atuar para reforçar as condições para chuva. A região de Ubatuba terá uma sexta-feira chuvosa, com ventos moderados a fortes e poderá receber de 90 a 100 mm de chuva apenas durante a sexta-feira, o que representa quase metade da média normal de chuva para março.



Os cálculos mais recentes do Instituto Nacional de Meteorologia mostram que a média de chuva em março na região de Ubatuba varia de 220 a 260 mm.


No sábado, 23, O tempo permanece instável, com predomínio de céu nublado, chuva e temperatura amena no decorrer do dia. A chuva já não será volumosa como na quinta e na sexta-feira, mas deve ser frequente em grande parte do dia. A combinação da chuva, céu nublado e ventos marítimos frios, de origem polar, deixam a temperatura amena o dia todo. Além disso, o mar deve ficar agitado.


No domingo, todo o litoral de São Paulo ainda terá muita nebulosidade e chuva a qualquer hora, mas, em geral, com pouca intensidade. Há uma possibilidade de algumas aparições do sol, sempre junto de muitas nuvens.






  • Fontes: CLIMATEMPO

Últimas Notícias


Notícias relacionadas