| 218

O COMPASSO

*BREVIÁRIO MAÇÔNICO*

18 de março

*O COMPASSO*

A Régua de 24 polegadas, o Prumo, o Nível, o esquadro e o compasso são os instrumentos simbólicos que o maçom deve aprender a manejar com maestria.
Filosoficamente, o homem constrói a si mesmo, e, para que resulte em um templo apropriado para glorificar o Grande Arquiteto do Universo, torna-se indispensável saber usar cada um dos principais instrumentos da construção.
Dos alicerces ao teto, todos eles são indispensáveis, e quando surgir em nosso caminho algo com aparência de incontornável, lancemos mãos da alavanca. Removido o obstáculo, teremos uma edificação gloriosa que nos honrará.
O compasso mede os mínimos valores até completar a circunferência e o círculo. Sejamos o centro desse círculo, onde fixamos uma das hastes do compasso e, girando sobre nós mesmos, executaremos com facilidade o projeto perfeito.
O entrelaçamento do compasso com o esquadro será o distintivo permanente da Maçonaria. Nossa vida é uma prancheta onde grafamos os projetos que, estudados e calculados os seus valores, resultarão no caminho completo para a construção de nosso ideal.

Breviário Maçônico / Rizzardo da Camino.







Mais Fotos

  • Fontes: GRUPO GI APR