| 276

FUMO

*BREVIÁRIO MAÇÔNICO*

5 de junho

Nome dado ao tabaco; substancia reconhecida cientificamente como prejudicial à saúde, sendo uma droga que causa dependência física e psíquica, erige-se como um vício; sem maiores considerações face ao óbvio, o fumo nas várias manifestações; cigarro, cachimbo, rapé e mascamento, bem como charuto, constituem uma prática que a Maçonaria desaprova.
Quando o Venerável Mestre pergunta ao Primeiro Vigilante a respeito do que entende por vício, a resposta bastaria para que o usuário tabagista deixasse de fumar. Temos dentro das Lojas Maçônicas uma anomalia que é a tolerância para com esse vício, um dos mais combatidos pela ciência.
A luta contra o tabagismo nas Lojas passa a ser constrangedora, pois temos Veneráveis Mestres que fumam abertamente, tanto em público como na sala dos passos perdidos.
O maçom deve zelar pela própria saúde e a dos circunstantes, pois, nesta altura, em pleno final de século XX, os governos “protegem” o tabagismo porque a indústria do fumo lhes proporciona impostos que são elevados; o combate oficial ao fumo não passa de uma ação cínica e de todo reprovável.
O maçom que fuma atenta contra a própria saúde, a de seus familiares e a de seus Irmãos.
Esse vício deve ser combatido sem tréguas, uma vez que se trata de um tóxico.

Breviário Maçônico / Rizzardo da Camino.






  • Fontes: GRUPO GI APR