| 240

A FRATERNIDADE

*BREVIÁRIO MAÇÔNICO*

3 de junho

Do latim _frater_, irmão; Fraternidade é uma associação fraterna usada para demonstrar que todos os homens podem conviver como se fossem Irmãos da mesma carne.
Em uma família numerosa, com muitos filhos, esses não constituem uma Fraternidade, más uma família, pois os pais são incluídos no grupo. A Fraternidade Maçônica abrange tão somente os membros da Loja.
Maçonicamente interpretando, a Fraternidade apresenta-se de vários modos: a Fraternidade de uma Loja; a Fraternidade Universal, também designada de “Fraternidade Branca”.
A Fraternidade Universal abrange os maçons em vida e os que já se encontram no Oriente Eterno, ou seja, os que “partiram”, os que “desencarnaram”, os mortos.
O candidato que passa pela Iniciação maçônica ingressa, após a sua aclamação em Loja, na Fraternidade maçônica, nos seus vários aspectos de modo permanente.
A Fraternidade implica obrigações e direitos; a parte ética e de comportamento é muito importante. São admitidas pequenas rusgas, como sucede dentro de uma família, mas com a obrigação de serem passageiras.
O maçom tem o dever de tolerar esses incidentes e perdoar se eles tiverem sido mais intensos.

Breviário Maçônico / Rizzardo da Camino.







  • Fontes: GRUPO GI APR