| 240

HOSPITALIDADE

*BREVIÁRIO MAÇÔNICO*

18 de junho

A hospitalidade é um dever básico de todo maçom; hospedar os Irmãos vindos de todas as partes. Durante a existência das corporações e das guildas, esse dever era levado muito a sério; evidentemente, com a evolução social, essa obrigatoriedade já não encontra razão de ser porque os meios de transporte, os hotéis ou as pousadas e o Nível econômico garantem ao forasteiro a segurança necessária; contudo, é dever do maçom atender aos casos que surgirem exigindo atenção e amparo.
O ato de hospedar não se restringe ao abrigar, recebendo o irmão no recesso do lar, mas recebê-lo no coração, com afeto.
Um aperto de mão caloroso, um abraço afetuoso, palavras de boas-vindas, atenções outras, todo maçom aspira receber.
Se assim é, não basta receber, porque cabe ao maçom o dar.
Quando de reuniões e congressos, grupos de Irmãos são hospedados nas casas de outros Irmãos, há uma troca de benesses, gentilezas e afetos.
Todo maçom sente a necessidade de ser bem recebido; esse sentimento é próprio da família maçônica, e a tradição deve ser mantida. Quem tem possibilidades de hospedar, que o faça, e o prêmio será satisfatório, pelo estreitamento da amizade, pelo exercício do afeto.

Breviário Maçônico / Rizzardo da Camino.






  • Fontes: GRUPO GI APR