| 183

*BOM PASTOR*

*BREVIÁRIO MAÇÔNICO*

24 de fevereiro

A Maçonaria usa essas palavras para variadas funções, o bom pastor é o nome dado a Jesus e se origina de uma das suas mais expressivas parábolas, quando o pastor de ovelhas, após contá-las uma a uma, quando recolhidas no aprisco, nota que falta uma; aflito, põe em segurança as noventas e nove e parte para localizar a centésima, que obviamente se perdera, e o faz com pressa porque a noite aproxima-se e, no campo, os lobos podem devorá-la.
A preocupação do Venerável Mestre pelos Irmãos faltosos que não se unem em Loja com os demais é comunicada ao grupo, que por sua vez se preocupa e, diligentemente, acompanha seu “pastor” na busca pelo irmão extraviado.
Sendo a loja uma família, nenhum irmão deve ser perder, a falta causa tristeza e preocupação.
Nas lojas, cada membro deve auxiliar o Venerável Mestre a trazer para o “Aprisco” aquele que abandonou o rebanho, uma vez que no campo (mundo profano) muitos são os perigos e risco de uma perda.
O amor fraternal não pode ser abalado, o todo deve comungar e unir-se, a cada elemento faltoso, surge o abalo que atinge o grupo.
Hierarquicamente, o bom pastor maçônico seria o Grão-Mestre que, por meio de sua palavra semestral, une a si toda a jurisdição.
Cada ovelha deve zelar pela outra, e só assim existirá um rebanho.

Breviário Maçônico / Rizzardo da Camino.






  • Fontes: GRUPO GI APR