| 156

*O OCULTISMO*

*BREVIÁRIO MAÇÔNICO*

4 de setembro

Durante o século XVIII, o ocultismo teve acentuados progressos, pois iniciava-se, ocultamente, uma reação à doutrina da Igreja.
Nesse mundo de especulações, a Maçonaria foi atingida, pois a sua preocupação era encontrar nos rituais aquilo que estava oculto, usando para tanto os meios que a magia oferecia.
Embora empírica, a ciência do ocultismo dominou todos setores do pensamento e da elite. Dos inúmeros ritos maçônicos que eram praticados, grande parte deles surgiu como sendo de “altos graus”, e obviamente o ideal maçônico foi perturbado e esses ritos caíram em desuso.
A Maçonaria teve em Cagliostro o expoente máximo; a Igreja foi substituída pela nova fé, mas como o campo científico era suspeito, paulatinamente, já no século XIX, o ocultismo foi esmaecendo até restringir-se a grupos isolados.
Hoje, com o surgimento de novas ciências como a psicologia e ainda experimental parapsicologia, o movimento ocultista passou para o plano esotérico e espiritual.
Com a evolução do comportamento e pensamento humanos, a razão está contribuindo para que nada permaneça oculto, da forma como desejavam os ocultistas do passado.
De certa forma, a Maçonaria permanece “oculta”, e o maçom deve contribuir para prosseguir com essa “política”.

Breviário Maçônico - RIZARDO DA CAMINO






  • Fontes: GRUPO GI APR