| 216

MOISÉS

*BREVIÁRIO MAÇÔNICO*

21 de agosto

Moisés é a personagem bíblica que conquistou poderes cósmicos junto aos sacerdotes egípcios.
O nome significa “salvo das águas”, pois por ocasião da matança dos primogênitos, sua mãe o colocou dentro de um cesto que desceu o rio Nilo em direção à filha do Faraó, que passou a cuidá-lo, passando a ser considerado membro da família real. Foi grande profeta e legislador. Instalado por Jeová a tirar o povo hebreu da escravidão egípcia, usando de seus poderes cósmicos, levou todos os hebreus através do deserto até a cidade de Canaã.
A longa jornada, que teria durado 40 anos, constituiu a primeira grande saga do povo hebreu. Moisés recebeu o decálogo e todas as leis divinas. Constituiu a Arca da Aliança e transformou-se no líder máximo do povo israelita.
São-lhe atribuídos os cinco primeiros livros do Velho Testamento: Gênesis, Êxodo, Levítico, Números e Deuteronômio.
A Maçonaria o venera como grande legislador e profeta, especialmente nos Graus Filosóficos. A saga ou história de Moisés dever ser conhecida por todos os maçons como exemplo virtuoso e de fidelidade; teria sido o primeiro homem a “conversar com Deus”. Foi por intermédio dele que Jeová revelou o seu nome: “Eu sou”, e com isso a Maçonaria retirou a frase para coloca-lá no Primeiro Vigilante durante a cerimônia de abertura dos trabalhos em Loja.

Breviário Maçônico / Rizzardo da Camino.







Mais Fotos

  • Fontes: Grupo G1 app