| 152

LÓGICA

*BREVIÁRIO MAÇÔNICO*

27 de julho

O vocábulo tem origem grega; trata-se de uma ciência milenar, que desenvolve o raciocínio e dá a razão de ser de todas as coisas. Nada existe dentro dos rituais maçônicos que não tenha lógica; é uma das sete ciências primárias estudada no Segundo Grau. O grande filósofo Decartes dizia “eu existo, logo sou”; esse raciocínio é a lógica da vida.
A meditação leva a mente ao raciocínio e esse é a solução dos problemas, lógica e razão são elementos gêmeos; a coerência é um dos filamentos da lógica.
Durante as sessões maçônicas, por ocasião da coleta das propostas e informações e dos óbulos, esses momentos são destinados à meditação; o pensamento é conduzido pelo fundo musical, pela luz suave e pelo perfume do incenso; a mente “voa” e, automaticamente, o raciocínio produz a resposta às desordenadas questões que lhe são propostas; mesmo que pareçam pensamentos, o cérebro acumula as soluções.
Dentro de uma sessão litúrgica, o maçom enriquece-se, sobremodo; a sua presença ordenada a regular, pela participação integral, propicia as benesses que a instituição, tão sabiamente, distribui entre seus filiados.
O maçom tem o dever de usufruir ao máximo as sessões a que assiste.

Breviário Maçônico / Rizzardo da Camino.







Mais Fotos

  • Fontes: Grupo G1 app