• Home
  • Educação
  • Palestra sobre a depressão no Mês do Setembro Amarelo
| 374

Palestra sobre a depressão no Mês do Setembro Amarelo

No dia 30 de setembro o Rotary Club de Taubaté dentro do chamado Mês Amarelo tivemos uma palestra sobre Depressão com o Dr. Eduardo D’Angelo Mimessi. Médico Psiquiatra formado pela Universidade de Taubaté. Com pós-graduação em terapia intensiva e medicina chinesa. Atua no CAPS de Pindamonhangaba e coordena o grupo de espiritualidade do CAPS na mesma cidade.. Atua em consultório próprio em Taubaté.
Setembro Amarelo é uma campanha brasileira de prevenção ao suicídio, iniciada em 2014. O mês de setembro foi escolhido para a campanha porque, desde 2003, o dia 10 de setembro é o Dia Mundial de Prevenção do Suicídio.
Entre as várias causas do suicídio está a depressão que pode ter como sintoma a ideação suicida. É um dos fatores de risco. Suicídio é o ato intencional de matar a si mesmo. Sua causa mais comum é um transtorno mental e/ou psicológico que pode incluir depressão, transtorno bipolar, esquizofrenia, alcoolismo e abuso de drogas.
O Dr. Eduardo de forma clara e objetiva nos deu uma visão geral da depressão. Passando pela construção do diagnóstico da depressão acentuou ser a depressão um transtorno biológico-químico, destacando as causas dos transtornos afetivos. A importância da verificação dos sintomas melancólicos e atípicos da depressão maior.
A importância da prevenção do suicídio e de sua complexidade. É um evento de circunstâncias discutidas pela sua complexidade de conduta pessoal. Abordou a epidemiologia (estudo da freqüência, da distribuição e dos determinantes dos problemas de saúde em populações humanas) do suicídio no Brasil; está entre as dez causas de morte no país.
Abordou os mitos sobre o suicídio, como é um assunto tabu, ainda existe muita desinformação sobre o ato de tirar a própria vida. Entre os mitos: falar sobre suicídio induz as pessoas a se matarem, o suicídio é sempre impulsivo e acontece sem aviso, após uma pessoa tentar cometer suicídio uma vez, nunca voltará a tentar novamente etc. Mitos que devem ser superados.
Mencionou a importância da espiritualidade na prevenção do suicídio, o que reduz de 4 a 7 vezes a taxa de suicídios, segundo estudos científicos. Uma associação positiva como fator de proteção ao suicídio por causa de seu suporte social, por alimentar pensamentos e estilo de vida positivos. A espiritualidade gera emoções positivas como gratidão, solidariedade e emoções positivas relacionadas com melhor saúde mental.
Em seguida a palestra os participantes fizeram inúmeras perguntas que foram prontamente respondidas pelo Dr. Eduardo. Para palestra seguimos os protocolos sanitários de segurança contra a Covid-19. Agradecemos ao Dr. Eduardo pela palestra esclarecedora.
06.10.2020 Prof. José Pereira da Silva







  • Fontes: PROFESSOR DR. JOSÉ PEREIRA DA SILVA

Últimas Notícias