• Home
  • Política
  • Ubatuba decreta situação de emergência por causa das chuvas
| 225

Ubatuba decreta situação de emergência por causa das chuvas



LITORAL NORTE
Ubatuba decreta situação de emergência por causa das chuvas
Foram 344 milímetros em 72 horas
Escrito por Meon

08 MAR 2024 - 15H59 (Atualizada em 08 MAR 2024 - 17H16)

Divulgação/Defesa Civil SP
A Prefeitura de Ubatuba declarou situação de emergência nesta sexta-feira (8), devido aos danos causados pelas fortes chuvas que atingiram a cidade ao longo da semana. O decreto foi baixado após uma reunião entre a prefeitura, a Defesa Civil de São Paulo e o Exército Brasileiro, e está em processo de homologação pelo Governo Estadual.
A medida foi justificada pelo alto volume de chuva na região, que resultou em danos materiais, ambientais e prejuízos econômicos, como deslizamentos de terra, obstrução de rodovias e danos às vias locais. Dezenas de famílias necessitam de suporte.

O decreto, com validade de seis meses, autoriza a mobilização de todos os órgãos municipais para ações de resposta e a adoção de medidas urgentes, como a concessão de verbas para obras. Desde quarta-feira (6), a cidade tem sido afetada por fortes chuvas, totalizando mais de 344 milímetros em 72 horas, superando a média histórica de março, que é de 311 milímetros.

Os impactos incluem alagamentos, quedas de árvores e até a interdição da rodovia Oswaldo Cruz, que liga Ubatuba a Taubaté. Além disso, 17 moradores estão desabrigados no bairro Taquaral. A situação mais crítica encontra-se no bairro Folha Seca, onde a ponte de acesso à comunidade foi destruída pela força do Rio Escuro, deixando de 800 a mil moradores isolados.

Diante da falta de acesso, moradores têm se arriscado a atravessar o Rio Escuro com uma corda improvisada, uma prática desaconselhada pela Defesa Civil. Não há previsão para a construção de um novo acesso.







  • Fontes: MEON

Últimas Notícias