• Home
  • Tecnologia
  • Primeiro nanossatélite desenvolvido em São José, está pronto para ser lançado
| 81

Primeiro nanossatélite desenvolvido em São José, está pronto para ser lançado

O primeiro nanossatélite, VCUB, totalmente desenvolvido pela indústria brasileira, está pronto para ser lançado à órbita da Terra. Ele foi produzido pela Visiona Tecnologia Espacial, localizada no Parque Tecnológico de São José dos Campos.
O nanossatélite foi submetido a longos e complexos ciclos de testes no Laboratório de Integração e Testes do Inpe (Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais), e foi aprovado em todos eles. O equipamento vai ser enviado para o estado da Califórnia, nos Estados Unidos, onde será realizado seu lançamento no segundo trimestre de 2023.

Em 2021, a Prefeitura de São José dos Campos através da parceria com a Visiona (joint-venture entre a Embraer e a Telebras), foi convidada a participar da homologação dos produtos do nanossatélite. O acordo prevê o recebimento das imagens de alta resolução coletadas pelo nanossatélite que permitirão mapeamento de uso e cobertura da terra, podendo prevenir, por exemplo, irregularidades ambientais. A análise técnica das imagens será feita por servidores da Secretaria de Urbanismo e Sustentabilidade.

Considerando que se trata de uma nova tecnologia, a Prefeitura vai validar as imagens coletadas pelo nanossatélite, sem nenhum custo financeiro durante a vigência do contrato.

O nanossatélite é equipado com uma câmera óptica multiespectral com resolução de 3,5 metros e 4 bandas espectrais e de um sistema de coleta de dados reconfigurável via software. Sua câmera permite gerar imagens com qualidades radiométrica e geométrica superiores às encontradas no mercado, fatores fundamentais para aplicações agrícolas e de proteção do meio ambiente.

O satélite será capaz de realizar missões antes destinadas a satélites de porte bem superior.






  • Fontes: MEON

Últimas Notícias


Notícias relacionadas