| 401

BAR DOCE LAR.....

FALANDO SÉRIO
... judia de mim, judia, eu não sou merecedor desse amor...
Madurei, o cretino, com uma mão segurava o copo de cerveja e, com a outra batucava levemente no balcão, cantando um samba de Zeca Pagodinho. O ambiente no boteco é de total tranquilidade. Pereba, o proprietário, arruma uma bandeja de pastel na vitrine envidraçada, enquanto ensaia uns passos de samba meio desajeitado: - Vamos lá Madureira... judia de mim judia...
Madureira tá um bicho, parece naqueles dias em que o boêmio não sabe se volta pra casa ou encarna um lobo na madrugada. Na porta do boteco surge Butiaco, permanecendo plantado por alguns segundos a observar o ambiente.
Madureira está de costas, não vê a presença do parceiro no bar. Butiaco, com as duas mãos nos bolsos, se aproxima de Madureira calmamente, afasta o copo dele sobre o balcão e, repentinamente, lhe enfia um bofete na cara. Madureira cai sentado e coloca as mãos no queixo, está perplexo sem saber o motivo daquela agressão, mas não reage.
- Ocê enlouqueceu, ô cara?
- Lembra daquela mulher ontem na padaria do Jarbas? Ocê tava com um lerinho no ouvido dela.... Lembra? É minha mulher, seu cretino!
Uma semana depois, a surpresa. Madureira e Butiaco estão no boteco do Pereba conversando como dois bons amigos, na maior intimidade. Quem assistiu a cena de agressão se surpreende, inclusive o Pereba, bocudo por natureza que não consegue se conter, enquanto serve uma cerveja para a dupla.
Canta baixinho: - Vocês dois são sem vergonhas...
Madureira toma as dores: Qualé a tua Pereba? É proibido dois amigos conversarem, levarem um lero? Fica aí com essa provocação...?
- Sem vergonha, sim! Ocê leva um catiripapo daquele na cara e...
-E aí o quê? Ganhei um soco na cara sim. Mas agora sei quem é a mulher do meu amigo Butiaco... né Butiaco?
* * *
E então recebi esta mensagem de um amigo: “Parta curar a paixão, beba pinga com limão! Para curar sua amargura, beba pinga sem mistura! Contra dor de cotovelo, beba cachaça com gelo! Contra falta de carinho: cachaça, cerveja e vinho! Se brigar com a namorada, beba pinga misturada! Se brigar com a mulher, beba pinga na colher! Quem dá amor e não recebe, mistura todas e bebe! E se alguém te faz sofrer, beba pra esquecer! Pra curar seu sofrimento, beba pinga com fermento! Pra esquecer um falso amor, beba pinga com licor! Pra acalmar seu coração, beba até cair no chão! E se a vida não tem graça, encha a cara de cachaça! Pra você ganhar no bicho, beba uma no capricho! Pra ganhar na loteria, beba pinga na bacia! Pra viver sempre feliz, bebas pinga com raiz! E se acha que não tem sorte, beba pinga até a morte! Se essa vida de cão te faz sofrer... o negócio é beber! (o autor morreu de cirrose)
Em tempo de pandemia vale tudo... ou quase nada!
Sei lá...

Joinville, 31 de maio de 2021

Henrique Chiste Neto








  • Fontes: HENRIQUE CHISTE NETO

Últimas Notícias