• Home
  • Emprego
  • Demissões da Ford em Taubaté são suspensas após acordo entre empresa e sindicato no TRT
| 275

Demissões da Ford em Taubaté são suspensas após acordo entre empresa e sindicato no TRT

A Ford e o Sindicato dos Metalúrgicos entraram em acordo nesta quarta-feira (17), em audiência no Tribunal Regional do Trabalho da 15ª Região (TRT) de Campinas, de suspender as 830 demissões de funcionários da empresa em Taubaté.

De acordo com a Justiça do Trabalho, a suspensão vai até o dia 5 de março. Até a data, as partes se comprometeram a fazer duas reuniões semanais para dar continuidade às negociações. Sindicato e empresa também concordaram com a retomada da produção da fábrica no próximo dia 22, com salários e benefícios assegurados a todos os empregados, convocados ou não ao trabalho.

No último dia 5, a Justiça do Trabalho já havia proibido a demissão coletiva de funcionários da Ford da fábrica de Taubaté. A decisão exigia que nenhum funcionário fosse desligado da empresa até o fim das negociações com o sindicato - a ação corre em paralelo ao acordo desta quarta, presidido pelo desembargador Francisco Alberto da Motta Peixoto Giordani.

Na audiência no TRT, a Ford também aceitou colocar a direção mundial da empresa para negociar o futuro da planta em Taubaté com o Sindicato dos Metalúrgicos. De acordo com a Justiça do Trabalho, a reunião com a cúpula da montadora será feita até o dia 25 de fevereiro.


A proposta será votada em assembleia com os trabalhadores nesta quinta-feira (18), às 8h. Os principais pontos do acordo entre Ford e Sindicato dos Metalúrgicos são:

A empresa assegura salários e benefícios aos empregados, convocados ou não ao trabalho, no curso da negociação;
suspensão da tramitação até o dia 05 de março de 2021;
As partes realizarão reuniões diretamente as terças-feiras e quintas-feiras, na sede da empresa, retomando as negociações diretas;
Início das atividades da fábrica de Taubaté no próximo dia 22, turno das 6h da manhã, para realização dos trabalhos que a empresa entender pertinentes. A reunião desta quinta-feira (18) servirá para tratar do quadro de empregados a serem utilizados na retomada, bem como cronograma de trabalho do próximo mês;
Por solicitação do sindicato, até o dia 25/02/2021, a empresa se compromete a viabilizar encontro dos dirigentes sindicais com executivos de alto nível, com poderes de decisão de reverter o encerramento das atividades, cabendo à entidade de trabalhadores levar proposta concreta de alternativas em tal sentido;
No que se refere às reuniões, o sindicato, por intermédio de seu presidente, poderá valer-se de auxílio técnico de um profissional do DIEESE e de um tradutor, desde que tais pessoas ou entidades assumam compromisso de sigilo quanto a dados e informações.

A Ford foi procurada pelo G1 e informou que "uma boa parte dos empregados da unidade de Taubaté se apresentou para trabalhar nesta quarta-feira (17). Agora a empresa está se organizando para o retorno das atividades no dia 22 de fevereiro, conforme compromisso firmado hoje entre a Ford e o Sindicato dos Metalúrgicos de Taubaté, que estabelece também a continuidade das negociações diretamente entre a empresa e o sindicato".






  • Fontes: G1 VALE DO PARAIBA e REGIÃO

Últimas Notícias