• Home
  • Emprego
  • Gerdau demite cerca de 100 trabalhadores em Pinda
| 167

Gerdau demite cerca de 100 trabalhadores em Pinda

A Gerdau, empresa localizada em Pindamonhangaba, desligou nesta quarta-feira (14), mais de 100 colaboradores de sua unidade de aços especiais na cidade.


RMVALE
Gerdau demite cerca de 100 trabalhadores em Pinda
Sindicato não descarta protesto na empresa
Escrito por Meon

14 FEV 2024 - 17H00 (Atualizada em 15 FEV 2024 - 08H00)

Reprodução
A Gerdau, empresa localizada em Pindamonhangaba, desligou nesta quarta-feira (14), mais de 100 colaboradores de sua unidade de aços especiais na cidade.

+ Leia mais notícias da RMVale

+ Receba as notícias pelo Canal do Meon no WhatsApp

A medida ocorre após o período de layoff promovido pela companhia, que reforça a urgência na adoção de uma tarifa emergencial de 25% sobre as importações de aço para assegurar a sustentabilidade de suas operações e do setor do aço nacional, bem como a manutenção dos empregos de trabalhadores que atuam na indústria em todo o País.

Com 123 anos de história, a Gerdau é a maior empresa brasileira produtora de aço e uma das principais fornecedoras de aços longos nas Américas e de aços especiais no mundo. No Brasil, também produz aços planos, além de minério de ferro para consumo próprio.

O Sindicato dos Metalúrgicos de Pindamonhangaba foi procurado pelo MEON e enviou a seguinte Nota:

"O Sindicato dos Metalúrgicos de Pindamonhangaba informa que tem negociações com a direção da Gerdau de Pindamonhangaba sobre a queda na produção há um ano.

Nas primeiras reuniões, a empresa afirmava que o excedente de mão de obra era de 400 funcionários. Inicialmente, foi possível administrar a baixa demanda no setor de Construção Mecânica com o acordo de banco de horas firmado com o Sindicato e férias individuais.

Após isso foi negociado um acordo de layoff, com duração de 5 meses, que se encerrou nesta quarta-feira, dia 14 de fevereiro. Inicialmente o layoff era para 220 funcionários, foi possível reduzir para 178, e com condições favoráveis para os trabalhadores.

Na última reunião, a empresa havia sinalizado que não seria possível fazer a renovação do acordo de layoff, apesar da insistência do Sindicato, mas não estava definido número de demissões. O Sindicato estava acompanhando o retorno dos trabalhadores do layoff quando foi surpreendido com o volume de demissões.

O Gecex-Camex, órgão do Ministério do Desenvolvimento, Indústria e Comércio Exterior do Governo Federal, já realizou duas alterações na taxa de importação do aço para inibir a entrada de produtos vindos da China. Contudo, a direção da Gerdau continua pressionando para ter taxas ainda mais favoráveis ao seu negócio e realizando ameaças de demissão, mesmo que seus relatórios financeiros demonstrem que a empresa “sustentou níveis saudáveis de rentabilidade”.

Um protesto na empresa não está descartado.

A Gerdau emprega cerca de 2.600 trabalhadores e atua no ramo do aço com foco no ramo automotivo."






  • Fontes: MEON

Últimas Notícias