| 177

EXPANSÃO DO PANATHLON CLUB NO BRASIL

Sendo um clube de serviços, o Panathlon materializa-se por uma reunião mensal de seus associados locais. Sua sede mundial localiza-se na cidade de Rapallo, Riviera italiana, na Ligúria.
Os clubes brasileiros do Panathlon tem seus membros basicamente originados das lideranças de entidades esportivas – profissionais liberais, profissionais da Educação Física, esportes e atividades físicas de lazer e de saúde.
Em 1974 foi fundado o Panathlon Clube de São Paulo-SP, o primeiro do Brasil, tendo à frente Henrique Nicolini, professor de Educação Física e jornalista da gazeta Esportiva, à época um jornal diário da cidade de São Paulo dedicado à promoção do esporte, além da função tradicional da mídia impressa.
Em 1976 o panathletismo brasileiro apresentou neste ano um fluxo de grande expansão. Em junho, foi fundado o clube de Bauru, em novembro o de Juiz de Fora; e em dezembro o de Porto Alegre. No segmento de Juiz de Fora, a obra panathética destacada e periódica tem sido a Corrida da Saúde, evento que reúne competidores de cerca de cem municípios do entorno geo-econômico do sul do Estado de Minas Gerais.
Em 1977 com o início das atividades de mais dois clubes (Campinas em março e Presidente Prudente em dezembro), houve quorum estatutário para a instituição do XII Distrito do Panathlon Internacional, no caso o Brasil.
19.01.2021 Prof. José Pereira da Silva







  • Fontes: PROFESSOR DR. JOSÉ PEREIRA DA SILVA

Últimas Notícias