| 167

Saudoso cheirinho!

FALANDO SÉRIO
É isso mesmo! Os cheiros e sabores acabam marcando as diferenças culturais entre povos. Afinal é com o perfume das pessoas, o cheiro das cidades, o gosto das comidas que lembramos de um lugar ou de um acontecimento especial.
Eles revelam diferenças e trazem muitas lembranças.
Ah! Ainda sinto aquele cheirinho da sessão das sete aos domingos no Cine Palas; e isso foi na dourada década de sessenta.
Sinto o cheiro das tardes primaveris que passei nos campos dos arredores da Embaré. Lembro do gostoso “perfume” de couro ensebado, das bolas de capotão. E quando jogávamos futebol na chuva era inebriante o odor exalado pela transpiração impregnada em nossas roupas.
Ah! Lembro-me ainda do doce perfume das flores empregadas na decoração da procissão de Corpus Christi. As ruas centrais da cidade exalavam um adocicado perfume de consternação.
Jamais esquecerei o aroma do cozinhar do leite que se transformava em doce na fábrica da Embaré.
O café com pão e manteiga, ração diária das três da tarde que minha mãe nos servia com muito esmero e carinho. Sinto agora aquele cheiro de quero mais.
E aquele cheiro-gosto de terra que subia do chão depois das pancadas rápidas das chuvas de verão? Qual sessentão de hoje que não se lembra, quando as ruas ainda não tinham pavimentação?
Carnaval! Quem não se recorda do cheiro dos salões? Mistura mais lasciva e apetitosa de apelo sensual: lança perfume e suor...precisa mais?
E é assim. Nada como cheiros e sabores para ativar a memória, possibilitando o resgate desses momentos sempre que sentimos cheiro de pipoca, cheiro de frescor da noite, cheiro da mata em transpiração noturna.
O cheirinho gostoso dos travesseiros e das cobertas.
Ah! Uma cheiradinha de pescoço...hum! como faz bem...
Cheiro de saudade: ainda sinto o odor de meus pais...do sabonete Eucalol do Bril-Crem e da emulsão de Scott, marcas registradas no dia a dia de minha infância.
São os cheiros e sabores que temperam nossa vida e nossas lembranças.
Joinville, 10 de dezembro de 2020.
Henrique Chiste Neto.








Mais Fotos

  • Fontes: HENRIQUE CHISTE NETO

Últimas Notícias