| 489

A simplicidade é o segredo da vida

Coisa interessante são as marés, até nelas o mar nos coloca dentro do realismo da vida. Percebemos a flexibilidade do mar, a ir e a vir, a encher-se e a esvaziar-se, como quem respira, no ritmo da vida, e sempre a quebra-se na praia humilde de incontáveis milhões de areais. Até o mar que é o mar se quebra nas pontas do mar.
Ás vezes, para nos sentirmos grandes e robustos, tornamo-nos inflexíveis , rígidos, ancorados nas nossas defesas encobertas, como um caso de jangada enterrado na areia. Se a nossa vida for ancorada nos valores e a nossa confiança bem estruturada, a flexibilidade acompanha-nos como sabedoria de quem atravessou muitas marés e viveu, porque soubemos distinguir o que é essencial.
A autodeterminação flexível, é uma característica da maturidade pessoal. O movimento das ondas e das marés, a ir e a vir, faz lembrar a nossa vida cheia de memórias, lembranças que vêm e que se vão. E no movimento das marés e das lembranças, fazendo-se e desfazendo-se, percebo um convite ao perdão. Aproveita para perdoar. Faz do perdão um dos dinamismos da estrutura da tua vida. Atua estrutura passará a ser simples e leve, segura , livre e libertadora, de memórias curadas.
Quem encontrará uma vida que tenha na sua estrutura inspiração e flexibilidade? Normalmente, às pessoas falta verdade, falta-nos verdade. É muito fácil refugiarmo-nos numa vida de aparências, que nos trará grandes prejuízos. Falando bem simples: há estruturas que já não servem para nada, mas que ao serem mantidas são motivo de grandes gastos inúteis e desviam-nos dos valores que assumimos viver. Isto é a mesma coisa que gastar inutilmente a vida, agarrados a pedaços de madeira que as marés desmancharam e levaram, madeira podre, que ainda boia na superfície, ou que está submersa, ou que se encostou às plantas rasteiras das margens da praia.
Normalmente, a vida das pessoas é tão dispersa, ou tão defensiva, que não chega a ser nem intensa nem inspirada. Liberta a tua vida pelo perdão. Assume a liberdade do perdão na estruturação da tua vida.
Tudo passa, passam as experiências boas e as experiências más, vale apenas permanecer na simplicidade do amor. Só o mar imenso do amor de Deus permanece, para que permaneçamos nele como uma jangada ao vento livre, ou um peixe leve na comunhão da água.
É colocar-nos diante do definitivo da vida. No fim, tudo se entrega para se encontrar com o absoluto da vida. Pede a deus um encontro verdadeiro com Ele e a entrega no teu ser amoroso.
Procura perceber qual tem sido a tua espiritualidade, a tua filosofia de vida. No concreto, tens gastado a tua vida em função de quê? E para quê? Qual tem sido o eixo da tua vida?
Escolhe a simplicidade, deixa-te estruturar pela bondade.A simplicidade é a experiência da essência. A essência das coisas é a sua bondade. Pessoas geradas na bondade são pessoas simples. Procura os pedaços da tua estrutura. Junta os pedaços do teu ser. Com que é que podes contar para reconstruir a tua vida?
Olhando para nós mesmos sentimo-nos complicados. Sentir-se complicado é sentir-se com dificuldades de integração consigo mesmo, com os outros e com Deus. Desse modo, as nossas energias conflituam-se , a divisão instala-se dentro de nós,e a rejeição resseca-nos e consuma a nossa desarmonia.
O que é a simplicidade? É a experiência da essência, da união, da comunhão, da verdade , da bondade. Só a palavra mistério consegue expressar a riqueza da totalidade da vida. O complicado desfaz-se sem nexo; o simples mantém-se na unidade e na identidade. A simplicidade é o segredo da vida.
03.09.2020 Prof. José Pereira da Silva
___________________________________

ROTARY CLUB DE TAUBATÉ ACOLHE NOVOS ASSOCIADOS

No dia 26 de agosto o Rotary Club de Taubaté com júbilo acolheu mais quatro novos associados que se colocaram a disposição em trabalhar pela comunidade em projetos de impacto.
Os novos associados são: Sandra Regina Crozariol(enfermeira), Andrea Rocha(dentista), Welder Marcelo Lopes ( professor) e Marcelo Gomes Matera (empresário).
O Rotary é uma instituição formada de profissionais que em suas especialidades e experiências se colocam a serviço de projetos elaborados em conjunto pelo clube. São associados representativos, cujos nomes e currículos foram analisados pelo Conselho Diretor do Clube e posteriormente pelos demais associados. Com a posse passa a exercer direitos e deveres.
Os Estatutos Prescritos para o Rotary Club disciplina o Quadro Associativo informando que o mesmo deve ser composto “por adultos que demonstrem integridade e habilidades de liderança, boa reputação em sua área de negócios, profissão e/ ou comunidade; e sejam capazes de trabalhar para o bem de suas próprias comunidade e/ de comunidades de outros lugares do mundo”.(Art.10, Secção 1). Temos também a categoria de associado honorário.
Os associados adotam os princípios e valores do Rotary tais como: integridade, diversidade, serviços humanitários e comunitários, liderança e companheirismo.
A associação deve se dar cumprindo o objetivo do Rotary de estimular o ideal de servir como base de todo empreendimento digno, promovendo e apoiando:
1) O desenvolvimento do companheirismo como elemento capaz de proporcionar oportunidades de servir;
2) A difusão de altos padrões éticos na vida empresarial e profissional, o reconhecimento do mérito de toda ocupação útil e a valorização da profissão de todos os rotarianos como oportunidade de servir à sociedade.
3) A aplicação do ideal de servir na vida pessoal, profissional e comunitária de todos os rotarianos.
4) A propagação da compreensão, boa vontade e paz entre as nações através de uma rede mundial de profissionais e empresários unidos pelo ideal de servir.

Destacamos que a vida do rotariano é servir à sociedade dando de si em projetos comunitários e humanitários. Bem-vindos novos associados do Rotary Club de Taubaté!

01.09.2020 Prof. José Pereira da Silva









Mais Fotos

  • Fontes: PROFESSOR DR. JOSÉ PEREIRA DA SILVA

Últimas Notícias