• Home
  • Política
  • Restrições para políticos começam neste sábado (6)
| 51

Restrições para políticos começam neste sábado (6)

A três meses do primeiro turno das eleições municipais de 2024, várias regras entram em vigor para os candidatos, especialmente para aqueles que ocupam cargos públicos. Essas proibições começam a valer a partir deste sábado (6).
Veja o que muda:

Shows artísticos: Não é permitido contratar shows artísticos pagos com recursos públicos para inaugurações de obras públicas ou divulgação de serviços públicos.

Inaugurações: Candidatos não podem comparecer a inaugurações de obras públicas.

Nomes, slogans e símbolos: Sites e canais oficiais não podem conter elementos que identifiquem autoridades ou administrações cujos cargos estejam em disputa na eleição.

Transferência de recursos: Servidores públicos não podem transferir recursos voluntariamente da União para estados e municípios, exceto em situações de emergência, calamidade pública, ou quando há obrigação formal preexistente.

Publicidade institucional e pronunciamentos: Pronunciamentos em rádio e TV fora do horário eleitoral gratuito são proibidos, salvo em casos urgentes. A publicidade institucional de atos, programas, obras, serviços e campanhas dos órgãos públicos também é vetada, a menos que haja necessidade pública grave e urgente.

Nomeações e exonerações: Até a posse dos eleitos, fica proibido nomear, contratar, remover, transferir ou exonerar servidores públicos, com exceção de cargos comissionados e funções de confiança. Nomeações de concursos públicos homologados até 6 de julho ainda são permitidas.

Além dessas medidas, órgãos e entidades da administração pública podem ceder funcionários à Justiça Eleitoral, se solicitado, até 6 de janeiro de 2025 para locais que realizarem apenas o primeiro turno e até 27 de janeiro para locais com segundo turno.






  • Fontes: MEON

Últimas Notícias


Notícias relacionadas