• Home
  • Saúde
  • Dia do Meio Ambiente: Qualidade do ar e de praias melhora durante período de isolamento social
| 211

Dia do Meio Ambiente: Qualidade do ar e de praias melhora durante período de isolamento social

(Por Caroline Corrêa) .

POR CAROLINE CORRÊA EM RMVALE 05 JUN 2020 - 15H55 ATUALIZADA EM 05 JUN 2020 - 17H48
Dia do Meio Ambiente: Qualidade do ar e de praias melhora durante período de isolamento social
O isolamento social e a baixa atividade humana geraram impactos em vários aspectos do meio ambiente, a maioria de forma positiva


7/11
A pandemia do novo coronavírus mudou diversos hábitos diários dos seres humanos no mundo inteiro. O Meio Ambiente se renovou em um período em que as pessoas enfrentam uma crise mundial.

O dia 5 de junho foi definido pela ONU (Organização das Nações Unidas) como o ’Dia Internacional do Meio Ambiente’. Neste ano, ele ‘respira’ aliviado com a quarentena. “Se a gente não agride, a natureza se recupera muito rápido”, explica Hugo Gallo Neto, presidente do Instituto Argonauta do Litoral Norte.

O isolamento social e a baixa atividade humana geraram impactos em vários aspectos do meio ambiente, a maioria de forma positiva. Com menos poluição e menos lixo, o Litoral Norte de São Paulo teve muitas visitas inesperadas. “Com menos pessoas circulando, os animais se aproximaram da costa. Tivemos visitas de golfinhos, tartarugas e baleias no nosso litoral”, conta o presidente do Instituto.

“A pandemia faz a gente refletir sobre o que queremos pra nossa região”, reforça Netto, que explicou que a quarentena foi benéfica para o mar, por exemplo. “Estamos percebendo que por um lado está sendo positivo para o Litoral Norte”.

O Secretário de Meio Ambiente de Caraguatatuba, Marcel Luiz Giorgeti, informa que a pandemia veio numa fase onde as praias já recebem menos turistas, mas mesmo assim notou a diminuição de lixo nas praias. “Com os quiosques parados, não encontramos pacote de salgadinho, bitucas de cigarro ou garrafinhas pela areia”, conta.

Em Caraguatatuba, o Instituto Argonauta revelou que não houve tanta diferença na qualidade das praias para períodos comuns. O Secretário revelou que nesse período de pandemia, a cidade teve uma piora na coleta seletiva, ou seja, as pessoas pararam de separar o lixo. “Nossa cultura precisa mudar”, desabafa.

São Sebastião observou que os lixos coletados nas praias diminuíram em 80% neste período de pandemia. “A manutenção da cidade continuou sendo realizada da mesma forma, com a coleta de lixo regular, porém com o acréscimo dos serviços de desinfectação para o combate ao COVID-19”, conta o Secretário de Meio Ambiente, Flávio Fernandes de Queiroz.

Em São Sebastião também foi possível perceber que a qualidade da água melhorou devido ao baixo fluxo de embarcações. “Levando em consideração a redução no número de embarcações navegando em nosso canal, isso significa menos ruído, menos queima de combustível e com isso menos poluição, o que torna um ambiente mais agradável para a vida marinha”, informou o secretário.

Para o Queiroz, a quarentena mostrou que falta muita consciência sobre o meio ambiente por parte das pessoas. “Durante esse período de pandemia, podemos observar de forma muito clara o quanto a cidade estava mais limpa, o que nos comprova a grande falta de consciência e respeito do ser humano para com o meio ambiente” explica. Ele acredita que apostar em políticas educacionais é de suma importância. O presidente do Instituto Argonauta ressalta “educação é a chave”.

Para o engenheiro ambiental, Raphael Felipe Batista, a qualidade do meio ambiente é qualidade de saúde. Ele observou que as atividades do dia-a-dia afetam diretamente na qualidade de vida “Com a pandemia, menos pessoas nas ruas, o impacto de lixo nas praias, nas ruas, emissão de gás carbônico, menos indústrias atuando, impactaram positivamente a qualidade do meio ambiente”, explica.

O engenheiro reforça que a educação é importante para que as pessoas criem um vínculo de aproximação. “A criança entende o meio ambiente como o elefante, o tigre, o leão, mas não entende o que acontece ao lado da casa dele, como para onde o esgoto vai, ela não sabe que aquilo faz parte do meio ambiente”, explica.

Qualidade do Ar

De acordo com um estudo realizado pela IQAiris, uma empresa suíça de tecnologia da qualidade do ar, as emissões de carbono diminui cerca de 5,7% durante a pandemia. Foi possível observar uma melhor qualidade do ar, principalmente nas grandes cidades.

Já a CETESB informou que está realizando um estudo mais complexo durante a pandemia. Eles adiantaram que, entre março e abril, o índice da qualidade do ar na região metropolitana de São Paulo variou entre bom (na maior parte do tempo) e moderado.






  • Fontes: MEON

Últimas Notícias