| 228

O TRABALHO LIBERTA

REFLEXÃO DO DIA
06.06.20

No portão de entrada do Campo de Concentração de Auschwits, na Alemanha de Hitler, havia o seguinte escrito: "O trabalho liberta". Mas, sabemos que a palavra trabalho tem duplo sentido, um Grego e outro Latino.

Em Grego, trabalho vem do "érgon" que é a capacidade do homem em transformar a Natureza com seu esforço. Em Latim, trabalho é "tripaliare", que é martirizar, isto é, uma realização forçada, contra a vontade.

Liberdade lembra responsabilidade. Assim, quando alguém coloca tudo de si na realização de um trabalho, é como uma vacina que o liberta dos vícios, exatamente pelo exercício da Liberdade responsável e consciente.

Mas a frase em Auschwits, foi posta com duplo sentido, de maneira maliciosa e com intenção de enganar, pois naquele lugar, o trabalho tinha a conotação de escravidão, ou seja, era como um veneno que tinha a intenção de matar.

Por isso, na nossa vida cotidiana, antes de nos prendermos ao que nos é dito, procuremos conhecer as intenções de quem diz, pois nem todas as palavras bonitas e bons discursos têm boas intenções, ou deles podemos esperar o que imaginamos.

Estejamos sempre precavidos, e ajamos com cautela ante as facilidades que nos forem oferecidas, sem qualquer certeza da contrapartida do nosso esforço, da dedicação e do resultado a ser alcançado.

Com este sábado, final de semana, peçamos a Deus mais sabedoria para a aprendizagem de como valorizar o nosso trabalho, qualquer que seja ele, sem cairmos nas malhas do discurso fácil e da enganação.







Mais Fotos

  • Fontes: HÉCTOR GUERRERO