• Home
  • Tecnologia
  • A ENCA É UMA ESCOLA DE AVIAÇÃO CIVIL MANTIDA PELA PREFEITURA DE TAUBATÉ
| 834

A ENCA É UMA ESCOLA DE AVIAÇÃO CIVIL MANTIDA PELA PREFEITURA DE TAUBATÉ

EMCA RECEBE NOVA HOMOLOGAÇÃO DA ANAC

No dia 25 de março passado a EMCA, Escola Municipal de Ciências Aeronáuticas, recebeu a visita de dois inspetores da ANAC, Agencia Nacional de Aviação Civil, que vieram verificar as condições de funcionamento da escola no que se refere a instalações, meios auxiliares de instrução, qualificação dos instrutores, manutenção da documentação individual dos alunos e desempenho da escola referente à qualidade do ensino.

A EMCA é uma escola de aviação civil mantida e administrada pela Prefeitura de Taubaté que além de estar subordinada às autoridades educacionais tem seu conteúdo programático bem como acompanhamento de desempenho de suas atividades regulado pela ANAC, conforme estabelecido no Código Brasileiro de Aeronáutica, lei que regula a atividade aeronáutica no Brasil incluindo a formação de todo o pessoal para a aviação civil como pilotos, comissários de vôo, mecânicos de vôo, mecânicos de manutenção aeronáutica e despachantes operacionais de vôo.

Essa inspeção verificou se a EMCA está em condições de funcionamento em função das novas diretrizes estabelecidas na IS 141-002B, Instrução Suplementar, que modifica de forma significativa o conteúdo programático do curso de mecânico de manutenção aeronáutica (ou técnico em manutenção de aeronaves), atualizando-o, e as atividades práticas a serem conduzidas pela escola, agora simultâneas com a parte teórica. Os alunos já matriculados terão uma complementação das novas disciplinas introduzidas e os novos alunos a serem matriculados no futuro já terão essas novas disciplinas incorporadas à carga horária normal da escola. Algumas das novas disciplinas introduzidas são: comunicação oral e escrita (já faz parte da grade da EMCA desde 2004), ciências naturais (física e química), tecnologia de materiais aeronáuticos, segurança operacional, fatores humanos na manutenção aeronáutica, inglês técnico específico para cada especialidade (aviônica, célula e motores). Realizada a inspeção e aprovada pela ANAC, a nova homologação foi publicada no DOU, Diário Oficial da União do dia 12 de abril de 2019, Portaria 1.056/SPO/ANAC, de 04 de abril de 2019. Esta homologação está válida por cinco anos, até 12 de abril de 2024







Atualmente, existem cerca de setenta escolas no Brasil que formam técnicos em manutenção de aeronaves e essa inspeção apurou a adequação da EMCA à IS 141-002B. Os inspetores José e Marcelo ficaram bem impressionados com o que a escola oferece aos seus alunos, em qualidade do ensino e recursos disponíveis. Visitaram o Batalhão de Manutenção e Suprimento de Aviação do Exército onde puderam verificar as atividades desenvolvidas pelos alunos estagiários naquela organização militar, em virtude de acordo entre a Prefeitura de Taubaté e o Exército Brasileiro, vigendo desde 2009.Trinta alunos estão estagiando na Aviação do Exército, iniciando de março a novembro de cada ano, totalizando 500 horas de estágio.

O aluno formado na EMCA, técnico em manutenção aeronáutica, assim como em todas as demais escolas similares, devem, obrigatoriamente, submeter-se ao exame da ANAC, para obtenção da carteira de mecânico. Sem essa carteira não poderá atuar na manutenção aeronáutica. O índice de aprovação da EMCA, na ANAC, é de 98% dos que realizaram a prova. Esse índice foi considerado acima da média pelos inspetores José e Marcelo. Como bom resultado da escola e de seus alunos já formados, dois ex-alunos trabalham nos EUA, três em Abu Dhabi (Emirado Árabe), numa empresa inglesa de manutenção de helicópteros e um na Austrália, também em empresa de manutenção de helicópteros, além de outros espalhados pelo Brasil.

A EMCA irá receber, ainda neste mês, diversos componentes de aeronaves, em doação, além de uma seção da estrutura de uma aeronave de médio porte.As tratativas com a empresa estão em andamento. Esse material enriquecerá o acervo de meios auxiliares de instrução, possibilitando o manuseio em aulas práticas e melhorando significativamente o desempenho profissional dos alunos.
  • Fontes: JOSÉ FERNANDO LACERDA

Últimas Notícias


Notícias relacionadas