• Home
  • Religião
  • Santuário Nacional divulga programação da Semana Santa
| 68

Santuário Nacional divulga programação da Semana Santa

A Igreja Católica celebra a Semana Santa, de 2 a 9 de abril, momento que relembra a vida de Cristo, desde sua entrada em Jerusalém, até os mistérios de sua Paixão, Morte e Ressurreição.
No Santuário Nacional de Aparecida, o Domingo de Ramos (2) abre as solenidades. A principal celebração do dia ocorrerá às 8h, com a tradicional Benção e Procissão de Ramos partindo do Memorial dos Construtores (nave Norte), em direção ao Altar Central da Basílica. Haverá também missas às 5h30, 10h, 12h, 14h, 16h e 18h - todas contarão com a benção dos ramos.

Na quinta-feira (6), com o encerramento da quaresma, inicia-se o Tríduo Pascal. A missa das 20h, com o tradicional rito do Lava-pés, celebra a última Ceia de Jesus. Durante este banquete, Jesus instituiu a Eucaristia e o sacerdócio ministerial. Por isto, no período da manhã, às 9h, a Missa de Crisma é realizada com a presença de todo Clero Arquidiocesano, reunido para a renovação das promessas sacerdotais.

Dia de luto pela Paixão do Senhor, na sexta-feira (7), a programação é composta pela Meditação da Via-Sacra, às 9h, ao redor do Altar Central. Em seguida, às 12h, é celebrado o Sermão das Sete Palavras. Às 15h, será feita a celebração da Paixão do Senhor Morto, com procissão às 18h.

Além das atividades do Santuário Nacional, neste dia, as Paróquias da Arquidiocese de Aparecida fazem peregrinação ao Morro do Cruzeiro, meditando as 14 estações da Paixão de Cristo, a partir das 5h da manhã.

No sábado (8), a Solene Vigília Pascal, principal celebração do ano, será rezada às 20h. A solenidade é dividida em quatro momentos: Bênção do Fogo Novo, oportunidade em que se é aceso o Círio Pascal, vela que representa Cristo Ressuscitado; Liturgia da Palavra; Liturgia Batismal, com o batismo dos catecúmenos; e Liturgia Eucarística.

O Domingo de Páscoa (9) é marcado pela Procissão da Ressurreição às 6h30, na Basílica. Na sequência, às 8h, é celebrada a principal missa do dia. Também haverá missas às 5h30, 10h, 12h, 14h, 16h, 18h.






  • Fontes: MEON

Últimas Notícias