| 960

HOMENAGEM AO JORNALISTA

Uma solenidade nesta terça-feira, 9, marcou a homenagem ao dia do jornalista Oswaldo Barbosa Guisard, dia do escritor e da literatura na Câmara de Taubaté. Em nome da Casa, o vereador João Henrique Dentinho (PV) apresentou o discurso oficial enaltecendo a importância da data.
O jornalista é o profissional que atua na busca e na divulgação de informações que sejam relevantes para a sociedade. É ele quem investiga e apura os fatos a serem disponibilizados para os mais variados públicos.
Já a literatura é a arte da palavra um instrumento de comunicação e de interação social que cumpre o papel de transmitir os conhecimentos e a cultura de uma comunidade.
Oswaldo Barbosa Guisard foi um jornalista e escritor taubateano dedicado às entidades filantrópicas, atividades sociais, intelectuais e esportivas da cidade.
Dois escritores e poetas radicados em Taubaté foram homenageados: Aparecido Custódio, conhecido como Cid Maomé, e José Paulo Pereira.
Nascido em Redenção da Serra, José Paulo mudou-se ainda criança para Taubaté, se formou em Medicina no Rio de Janeiro, mas sempre teve o contato e o interesse por literatura e poesia, participando sempre de discussões políticas e culturais. Nos anos 1970, retornou para Taubaté onde até hoje escreve, participa de saraus, publica livros e integra a Academia de Letras.
Durante depoimento, José Paulo agradeceu a homenagem e recitou um poema de sua autoria: “Eu gostaria de agradecer a todos os vereadores, aos meus colegas acadêmicos, amigos e familiares. Não é necessário dizer o meu prazer, alegria e emoção por estar aqui e receber esta homenagem”.
Cid Maomé é natural de Tupi Paulista e mudou-se aos 14 anos para Taubaté. Enquanto terminava seus estudos iniciou sua vida profissional, trabalhando em bancas de revistas e jornais. Formou-se em Ciências Jurídicas e Sociais pela Unitau, em Geografia e em Biologia. Realiza pesquisas nas áreas de Geografia Literária, Biologia Comportamentalista e Teologia Científica e é autor de 20 livros, 400 poemas e poesias.
“A importância do escritor está em praticamente tudo o que existe na cultura humana: nos livros, novelas, séries e filmes. Quando não mais existir um escritor para criar novas ideias e com elas estimular a humanidade para seguir em frente, estará na hora de deixar o planeta. Queria agradecer à Câmara, Academia Valeparaibana de Letras, que me indicou para esta homenagem, e aos presentes”, concluiu Cid Maomé.

ARMAMENTO DA GUARDA CIVIL
Segue para sanção o projeto de lei complementar nº 26/2018, de autoria do prefeito, que possibilita o armamento à Guarda Municipal. A proposta foi aprovada em segunda votação pela Câmara de Taubaté no dia 9.
O objetivo, segundo a mensagem enviada pelo prefeito à Câmara, é “melhorar o atendimento à população, apoiar os demais órgãos de segurança pública e resguardar a integridade física dos GCMs”.
A justificativa se apoia também na Lei Federal 10.826/2003, que permite o porte de arma de fogo aos integrantes das guardas municipais em cidades com mais de 50 mil habitantes, quando em serviço.
Emenda do vereador Boanerge (PTB) estende o processo de promoção de carreira a todos os guardas que estejam lotados na Secretaria Municipal de Segurança.

ESCOLA RECEBE NOME DE MÃE DE VEREADORA
A Câmara de Taubaté aprovou em 1ª votação no dia 9 o projeto de lei nº 134/2018, de autoria do prefeito Municipal, que denomina Unidade de Ensino Integral Professora Thereza Villarta Gonçalves.
A escola está localizada no Parque Três Marias e recebeu o nome em homenagem à professora nascida em 1937 e morta em 2015. Thereza é mãe da vereadora Graça (PSD).
O projeto depende de segunda votação e sanção do prefeito para que se torne lei.










  • Fontes: Assessoria de imprensa Camara Municipal de Taubaté

Últimas Notícias