| 639

QUEBRA DE PARADIGMAS

Presidente define 100 dias como QUEBRA DE PARADIGMAS na Câmara de Taubaté
Quebrar paradigmas significa mudar as coisas da forma como estão, e esse tem sido o tom usado pelo presidente da Câmara de Taubaté, vereador Boanerge (PTB), desde que assumiu a direção da Casa.
A mudança, que havia sido anunciada em dezembro de 2018, quando Boanerge foi eleito, começou logo na primeira semana de janeiro, com a transferência de 12 veículos para a Prefeitura. Somando aos gastos com combustível, manutenção e renovação de frota, essa transferência permitirá a economia de R$ 1 milhão por ano à Câmara, além de possibilitar, ao município, o atendimento de necessidades nas áreas de saúde e educação, por exemplo.
Com a redução da frota, 13 motoristas foram transferidos para a Prefeitura, com aval do Ministério Público, aumentando a economia do Legislativo em itens como encargos e diárias. Os que ficaram na Casa trabalham de forma compartilhada entre os gabinetes, em sistema de revezamento, exceto para os gabinetes de Boanerge, Guará Filho (PR) e Loreny (PPS), que abriram mão do uso de carro oficial e motorista.
Em seguida, o presidente determinou a revisão dos contratos de combustíveis, manutenção, alinhamento e balanceamento dos veículos, pareando os custos à nova realidade de oito automóveis. A revisão resultou em corte de 50% dos gastos estimados com produtos e serviços.
As despesas continuaram em queda com a rescisão dos contratos de locação do imóvel onde os veículos ficavam estacionados e de manutenção do sistema de votação e do painel eletrônico. Somente com o sistema legislativo a Câmara economizou R$ 93 mil anuais. Mesmo com a rescisão do contrato o sistema continua em funcionamento, uma vez que a garantia é de três anos contra eventual defeito.
“Como administrador do dinheiro público tenho a obrigação de reduzir todas as despesas que forem necessárias. Precisamos nos adequar à realidade que vive o nosso município e o país. Não faz sentido o município diminuir suas despesas e custos, e a Câmara não dar continuidade a esse processo”, avaliou Boanerge.
No campo legislativo, Boanerge foi responsável pela mudança do dia e horário das sessões ordinárias. Até então realizada na segunda-feira, às 14h30, a sessão passou a acontecer às 16h de terça-feira, com a intenção de ampliar a participação popular e permitir aos vereadores a apresentação de proposições catalogadas durante o final de semana.
Esse conjunto de mudanças sinaliza o rumo das atividades nesses dois anos em que Boanerge preside o Poder Legislativo taubateano. Mas ainda há muita tarefa a ser feita: está em andamento a instalação de painel de energia fotovoltaica no prédio da Câmara, uma possibilidade de redução de custos com energia elétrica, e também a reforma no telhado, exigência do Corpo de Bombeiros para que o prédio tenha, finalmente, o auto de vistoria do órgão. Foram 100 dias de quebra de paradigmas, mas ainda há 630 dias de muito trabalho a ser feito.








  • Fontes: Assessoria de imprensa Camara Municipal de Taubaté

Últimas Notícias