• Home
  • Política
  • Campos do Jordão impõe novas regras para turismo de um dia; guias e agências reclamam
| 208

Campos do Jordão impõe novas regras para turismo de um dia; guias e agências reclamam

A Prefeitura de Campos do Jordão estabeleceu novas regras para o turismo de um dia. A nova medida foi publicada em decreto nesta quarta-feira (22) e limita a quatro horas a permanência de ônibus e vans na cidade. Guias e agências reclamam das restrições (veja mais abaixo).

Segundo a prefeitura, o objetivo é organizar o fluxo viário na cidade e justifica que a medida é de extrema urgência. "Ainda existe uma situação de pandemia vigente que merece toda nossa atenção. Além da questão sanitária, verificamos também inúmeros benefícios quanto a deslocamento em vias públicas".

O decreto estabelece o limite de 60 ônibus para o turismo de um dia e ‘city tour’, com escalonamento de horários. Os veículos precisam se cadastrar com antecedência e ter autorização da gestão. O documento ainda diz que a prefeitura pode alterar as regras em caso de "comprometimento da mobilidade urbana".

Apesar do decreto ter sido publicado nesta semana, a medida começou a valer no feriado de Corpus Christi, que abre a alta temporada na cidade, sem aviso prévio. No feriado, quem já estava com a documentação em dia foi surpreendido com um e-mail no dia anterior avisando que haveria novas regras com a justificativa de “evitar aglomerações”.


Ao chegar à cidade, quem tinha a autorização foi surpreendido com a limitação no tempo de permanência na cidade de quatro horas. Um grupo viajou oito horas de Belo Horizonte e teve o aviso de restrição de horário só no portal.

Família viajou oito horas e só pode permanecer quatro horas na cidade — Foto: Arquivo Pessoal
Família viajou oito horas e só pode permanecer quatro horas na cidade — Foto: Arquivo Pessoal

Viagem frustrada
A Juliana Oliveira veio com a família de Belo Horizonte, em Minas Gerais com a família. Eles seguiram por oito horas na estrada para conhecer Campos do Jordão, em uma viagem planejada por meses, mas que terminou frustrada.

“Não fomos avisados antes, nos planejamos para esse passeio em família. Os parques e pontos mais distantes ficaram de fora, não conseguimos aproveitar os bares e restaurantes do Capivari porque com a cidade cheia, não tinha como esperar e correr o risco de passar do horário”, conta. O grupo voltou para casa com mais tempo de estrada, do que de passeio na cidade.

Cidade restringiu em quatro horas permanência de excursões de um dia — Foto: Arquivo Pessoal
Cidade restringiu em quatro horas permanência de excursões de um dia — Foto: Arquivo Pessoal

Agências protestam contra medida
As agências de turismo contam que também foram surpreendidas. O Wesley atua com turismo há cinco anos e faz viagens diárias à Campos na temporada. Com a mudança sem aviso, ele e os clientes foram prejudicados.

“Eu vendi um tour, um total de horas de serviço e não pude entregar nem a metade. O meu cliente fica frustrado e pode me acionar juridicamente por uma coisa que eu não tinha controle, que a prefeitura agiu às escuras”, diz.

Depois das restrições na quinta-feira (16) os agentes e guias fizeram um protesto na sexta-feira do feriado pedindo que a prefeitura revogasse a medida.

"A gestão alega que quer turismo consciente. Isso acontece com a limitação de coletivos e estamos seguindo a regra. A nova regra é preconceito. Uma forma de tentar impedir que essas pessoas entrem em uma medida para elitizar ainda mais a cidade”, diz.

Agências e guias protestaram contra medida no feriado — Foto: Arquivo Pessoal

De acordo com as agências, o turismo de um dia movimenta em média R$ 12 milhões ao mês na temporada, levando em conta apenas o fim de semana, de sexta a domingo. São 43,2 mil pessoas com gasto médio de R$ 300.

Benedito Matiniano é guia na cidade há 30 anos e a temporada é o ponto alto para quem presta o serviço e trabalha com o turismo. Depois de dois anos com pandemia e restrições, ele teme que a regra prejudique a cidade.

"As pessoas estavam com viagem marcada, o passeio tem um tempo longo, para a pessoa conhecer e curtir a cidade. Podem consumir nela. Fazer correndo só vai limitar e ainda faz com que desistam de vir. Os passeios deste fim de semana estão sendo todos cancelados", conta.









  • Fontes: G1 VALE DO PARAIBA e REGIÃO

Últimas Notícias


Notícias relacionadas