| 223

III CONGRESSO VALEPARAIBANO DE DIREITO ELEITORAL

Considerado o maior evento jurídico sobre Direito Eleitoral realizado no Vale do Paraíba, Litoral Norte e Serra da Mantiqueira, o III Congresso Valeparaibano de Direito Eleitoral será realizado no dia 25/06/2022, na sede da OAB de Taubaté/SP.

A programação traz temas que irão impactar diretamente as Eleições de 2022, como federação partidária, crime de violência política de gênero, reflexos eleitorais na nova lei de improbidade administrativa, dentre outros.

A edição de 2022 traz como tema fundamental “25 anos de Urna Eletrônica: a Evolução do Voto”, que visa comemorar o marco histórico de um quarto de século de utilização da urna eletrônica no Brasil sem registro de fraude.

Para comemorar a data, haverá palestra com Daniel Forlivesi, atual Secretário de Tecnologia da Informação do Tribunal Regional Eleitoral de São Paulo (TRE/SP). Formado em Engenharia Eletrônica, Forlivesi trabalha há 26 anos na Justiça Eleitoral e vai explicar detalhadamente o funcionamento do equipamento de informática utilizado nos processos de votação e apuração de votos.

“Trazer um engenheiro que atua na área de Tecnologia da Informação para um congresso jurídico é algo inédito, mas extremamente necessário para o momento, para que possamos combater as informações falsas que tentam desacreditar o processo eleitoral no Brasil. Em 25 anos de uso da urna eletrônica, o país nunca registrou nenhuma falha grave que pudesse comprometer o processo”, destacou o advogado Marcos Limão, responsável pela organização do evento.

O congresso conta ainda com bate-papo com Benilde Malé, Juiz de Direito na comarca de Benguela (Angola/África), que vai relatar como são realizadas as eleições no país africano, principalmente sobre as vantagens e desvantagens dos processos manuais (não eletrônicos) de votação e apuração dos votos.

O congresso será híbrido. O público pode participar presencialmente ou assistir pelo YouTube. Programação completa e inscrição pelo site www.eleitoralrmvale.com.br

(Crédito da foto: Marcelo Caltabiano/Divulgação)






  • Fontes: MARCELO PACÍFICO

Últimas Notícias