• Home
  • Política
  • Bolsonaro quer vetar renovação de concessão pública da TV Globo
| 129

Bolsonaro quer vetar renovação de concessão pública da TV Globo

O presidente Jair Bolsonaro (PL) deverá vetar o pedido de renovação da concessão pública da TV Globo, que vence no dia 5 de outubro deste ano. Segundo informações da página Na Telinha, do Portal Uol, o chefe do executivo federal deverá enviar ao Congresso um relatório se mostrando contrário à renovação.

Entretanto, mesmo que queira, Bolsonaro não pode, sozinho, tirar qualquer rede televisiva do ar. O processo exige votaçãões na Câmara e no Senado Federal, além de poder se estender em batalhas judiciais.

O presidente, inclusive, sabe da complexidade do tema. No entanto, de acordo com as informações colhidas pela página, Bolsonaro quer um posicionamento oficial do governo federal contrário à da concessão global.
Globo fora do ar?
Caso Bolsonaro prossiga com a decisão de barrar a concessão da TV Globo, a pauta ficará a cargo dos parlamentares nas casas legislativas. Ou seja, caso o presidente queira tentar tirar o canal do ar, ele necessitará de apoio na Câmara e do Senado.

O processo pode chegar, inclusive, a ser debatido em esfera judicial. Isso porque as concessões públicas são renovadas praticamente de forma automática. Caso a documentação necessária da empresa de comunicação envolvida esteja em ordem perante a União, é necessário alguma justificativa muito convincente para a renovação não seja concedida.






  • Fontes: MEON

Últimas Notícias