• Home
  • Religião
  • Santuário Nacional de Aparecida volta a celebrar Sexta-feira Santa com a presença de fiéis
| 222

Santuário Nacional de Aparecida volta a celebrar Sexta-feira Santa com a presença de fiéis

Após dois anos, fiéis poderão acompanhar celebrações da Semana Santa na Basílica sem restrições por causa da pandemia.
O Santuário Nacional de Aparecida volta a celebrar a Sexta-feira Santa com a presença dos fiéis após dois anos com restrições impostas para frear a pandemia de Covid-19.

O período da Semana Santa, que traz a memória da paixão, morte e ressurreição de Cristo, é considerado o mais importante do ano para a Igreja Católica e deve atrair milhares de fiéis à cidade do interior paulista.

Em anos anteriores à pandemia, a Basílica recebia cerca de 250 mil fiéis na Semana Santa. Para este ano, o templo não divulgou estimativa de público.
Com o fim das restrições contra Covid, a Arquidiocese de Aparecida vai retomar a Via-Sacra no Morro do Cruzeiro, um dos principais pontos de peregrinação da cidade.

Nesta Sexta Santa, o local receberá celebrações durante a madrugada que tradicionalmente mobilizam milhares de fiéis.

Às 5h e 7h, peregrinos participam da contemplação das 14 estações da Paixão de Cristo no local, organizada pela Paróquia Nossa Senhora Aparecida e São Benedito, da Arquidiocese de Aparecida.

Também na parte da manhã, as 9h, ao redor do Altar Central da Basílica, o tradicional rito de encenação da Via-Sacra.
Nesta quinta (14), foi iniciado o Tríduo Pascal com a Missa do Crisma, a cerimônia em que os óleos que serão usados pela Igreja ao longo de todo ano, nos sacramentos do Batismo, Crisma e Unção dos Enfermos, são abençoados. Às 20h será celebrada a Ceia do Senhor, com o tradicional Lava Pés e instituição da Eucaristia por Cristo.

A Sexta Santa será marcada pela meditação da Via-Sacra, às 9h, ao redor do Altar Central. Neste ano, o tradicional rito de encenação das 14 estações da Paixão de Cristo trará reflexões sobre a paz mundial, tendo em vista a guerra entre Ucrânia e Rússia.

Sábado (16) é chegada a Solene Vigília Pascal, principal celebração do ano, rezada às 20h. O ritual comemora a ressurreição de Jesus, momento em que se é aceso o Círio Pascal, vela que representa Cristo Ressuscitado.

No Domingo de Páscoa (17) estão programadas para ocorrerem em sete horários no Santuário e em outros três na Basílica Histórica.






  • Fontes: G1 VALE DO PARAIBA e REGIÃO

Últimas Notícias