• Home
  • Atualidade
  • Taubaté se prepara para a volta da Festa de Quiririm, na quarta-feira
| 160

Taubaté se prepara para a volta da Festa de Quiririm, na quarta-feira

Interrompida, devido à pandemia de Covid-19, a tradicional Festa de Quiririm está de volta para sua 33ª edição, que celebrará os 148 anos da chegada dos italianos no Brasil. O evento, que comemora os 148 anos da chegada dos italianos no Brasil, começa na quarta-feira (27) e vai até domingo (1º de maio), na praça de eventos do distrito de Quiririm, em Taubaté.

Haverá feira de artesanato na Avenida Washington Luís e Walking Tour Quiririm: Visita alla nostra piccola Italia, um passeio gratuito a pé, com guia de turismo, pelos principais pontos turísticos do distrito.

Itinerários dos ônibus
Segundo a Prefeitura de Taubaté, os itinerários dos ônibus das linhas 13 (Jardim Santa Tereza, Quiririm/Cecap, Gurilândia), 17 (Pinheirinho) e 20 (Maracaibo) serão alterados na ocasião. Eles não poderão trafegar nas ruas onde o evento será realizado e o desvio já ocorre pelas vias Coronel José Benedito Marcondes de Mattos, rua Taubaté, avenida dos Imigrantes, rua João Batista Canavezi, rua Dídimo Gadioli, rua Antônio Vladimir do Prado, rua Coronel Esdras E. de Oliveira, rua Doutor Luis André Gadioli (antiga rua Granadeiro Guimarães), rua João Batista Canavezi, avenida dos Imigrantes, rua Taubaté, rua João Botossi, avenida Carlos Pedroso da Silveira e seguir o itinerário normal sentido Santa Tereza, Gurilândia, Pinheirinho, Maracaibo ou Rodoviária.

Quando a festa acabar e as vias forem liberadas, os ônibus dessas linhas voltarão ao itinerário normal.

Fundador fala sobre origem da festa
O evento foi criado em 1989, quando a imigração italiana no Brasil completava 100 anos. Ao Portal Meon, um dos fundadores da festa, o empresário Rubens Fernandes, de 70 anos, relatou que observava que "a agricultura do distrito de Quiririm já não era mais tão forte, vinha decaindo. Como exemplo, estavam deixando de plantar a batata e vivendo da plantação do arroz. Até hoje, alguns colonos plantam arroz. Preocupado com isso, eu entendi que poderíamos fazer a festa e criar um novo nicho de mercado de economia para o distrito de Quiririm, que seria a abertura de restaurantes, do potencial e do poder da culinária italiana dentro do ramo da alimentação. Trinta e três anos depois, é uma alegria eu ver isso acontecendo.
Gastronomia
De 1925, quando foi fundado, até hoje, o distrito viu mudanças e avanços. “Eu vejo Quiririm, hoje, sobrevivendo dos bons restaurantes, da sua culinária e tradição italiana. Como eu pensava naquela época, Quiririm deixa muito a desejar na questão do plantio, hoje planta-se muito pouco, outras culturas já nem existem mais. Quiririm também sobrevive da extração de areia, o que é um pouco pesado para o meio ambiente, mas mantém a economia do seu povo. A alegria maior é poder ver Quiririm como centro gastronômico , essa é a questão que mais me deixa feliz”, concluiu o fundador da festa.

A programação completa da festa está disponível no site da prefeitura.






  • Fontes: MEON

Últimas Notícias