• Home
  • HOMENAGEM
  • *Dia Mundial da Água: roteiro de educação ambiental aborda área preservada do rio Tietê*
| 460

*Dia Mundial da Água: roteiro de educação ambiental aborda área preservada do rio Tietê*

Museu da Energia de Salesópolis promove atividades educativas no evento “As águas que você não vê - Educação Ambiental pelas águas do Tietê”
Em ocasião do Dia Mundial da Água, comemorado em 22 de março, o Museu da Energia de Salesópolis promove o roteiro “As águas que você não vê - Educação Ambiental pelas águas do Tietê”. Através de atividades guiadas, os visitantes podem aprender conceitos sobre a preservação desse recurso tão importante e que está constantemente ameaçado pela poluição e pelo uso indevido. O próprio rio citado, que tem águas mais limpas na cidade do museu e se deteriora ao longo do estado de São Paulo, é um grande exemplo de como a ação humana faz a diferença no meio ambiente.
A programação do evento, realizado de 22 a 26 de março, inclui passeios por diferentes locações do museu, que fica instalado em um parque com trechos remanescentes de Mata Atlântica e conta com uma usina hidrelétrica, fundada em 1913. Entre os espaços incluídos no roteiro, estão a Trilha dos Pinus, o Espaço das Águas, a Trilha das Pancs e o Reservatório.

Durante as atividades, haverá explicações sobre economia de água, o percurso do rio Tietê e sua importância para a Central Geradora Hidrelétrica de Salesópolis. Com o uso de um “ecokit”, os educadores mostrarão na prática como fazer uma análise de qualidade da água.

“A atividade tem como objetivo promover uma reflexão sobre a importância de se preservar um dos bens mais preciosos da Terra: a água, através de explanações, experimentos e trocas de saberes”, explica o educador Fernando Maia, um dos realizadores do projeto ligado ao Museu da Energia de Salesópolis e à Fundação Energia e Saneamento, responsável pela instituição.

As inscrições para o evento podem ser realizadas através do WhatsApp (11) 99115-0020, do telefone (11)4696-1332 ou do e-mail. São aceitos 10 participantes por dia de passeio, que se inicia às 14h e dura em média 1h30.



*Sobre a Fundação Energia e Saneamento*



Desde 1998, a Fundação Energia e Saneamento pesquisa, preserva e divulga o patrimônio histórico e cultural dos setores de energia e de saneamento ambiental. Atuando em várias regiões do Estado de São Paulo por meio das unidades do Museu da Energia (São Paulo, Itu e Salesópolis), realiza ações culturais e educativas que reforçam conceitos de cidadania e incentivam o uso responsável de recursos naturais, trabalhando nos eixos de história, ciência, tecnologia e meio ambiente.







Mais Fotos

  • Fontes: FABRÍCIO JUNQUEIRA

Últimas Notícias