• Home
  • Emprego
  • Volkswagen vai adotar férias coletivas e layoff a partir de janeiro na fábrica de Taubaté
| 131

Volkswagen vai adotar férias coletivas e layoff a partir de janeiro na fábrica de Taubaté

A Volkswagen informou que vai adotar férias coletivas e layoff (suspensão temporária de contratos) na fábrica em Taubaté (SP).

As medidas entram em vigor a partir de 4 de janeiro, com a adoção de férias coletivas - o número de funcionários afetados não foi informado. Em fevereiro, a montadora vai suspender temporariamente os contratos de 1,2 mil metalúrgicos, o que representa um turno de produção. O layoff pode durar de dois a cinco meses.

A montadora justificou a medida como forma de ajustar a produção diante da falta de semicondutores, que afeta o mercado automotivo. Além disso, vai utilizar o período para adequações estruturais para a implantação da plataforma MQB (Modular Transverse Matrix).

A nova plataforma permite a produção de novos modelos na unidade do interior de São Paulo, como o Polo Track, que deve chegar ao mercado em 2023. Em novembro, a Volkswagen anunciou um pacote de investimentos de R$ 7 bilhões nas plantas da América Latina - parte do montante será investido em Taubaté.

O sindicato informou que a medida foi aprovada com os trabalhadores e que estava prevista no acordo coletivo com a empresa, que garante a estabilidade de emprego.
O que diz a empresa
Em nota, a Volkswagen confirmou as férias coletivas a partir de 4 de janeiro de 2022 na fábrica de Taubaté e justificou que a medida seria "em razão da escassez global no fornecimento de semicondutores e também para adequação da linha de produção para a implementação da plataforma MQB na unidade".

Sobre o layoff, informou que foi protocolado junto ao sindicato e disse que "a ferramenta faz parte do pacote de flexibilidade previsto em Acordo Coletivo desde 2020".






  • Fontes: G1 VALE DO PARAIBA e REGIÃO

Últimas Notícias