• Home
  • Política
  • Prefeitura de Ubatuba se posiciona sobre van que deixou moradores em rua em Taubaté
| 117

Prefeitura de Ubatuba se posiciona sobre van que deixou moradores em rua em Taubaté

Após uma van da prefeitura de Ubatuba ser flagrada deixando um grupo de moradores de rua na estrada do Belém, em Taubaté, no Vale do Paraíba, na última sexta-feira (17), a administração ubatubense decidiu se posicionar.

Por meio de nota, a prefeitura informou que foi instaurado um procedimento interno para apurar os fatos.


A prefeitura de Taubaté registrou um boletim de ocorrência de natureza não criminal e aguarda o andamento da investigação da Polícia Civil "para adotar medidas cabíveis, para que eventos desta natureza não retornem a acontecer no município".
Os moradores de rua deixados pela prefeitura de Ubatuba em Taubaté foram abordados pela Guarda Civil Municipal (GCM) e encaminhados para a delegacia.

De acordo com a prefeitura de Ubatuba, por meio do Creas (Centro de Referência Especializado de Assistência Social), o município mantém a Casa de Passagem para atender pessoas que se encontram nessa situação.


“A instituição é responsável pela abordagem social dessas pessoas, com objetivo de informá-las sobre os serviços oferecidos pelo município, como alimentação e banho. Diariamente a Casa de Passagem atende até 30 pessoas e acolhe provisoriamente até 15 pessoas”, diz a nota.

Sobre o episódio ocorrido em Taubaté, a administração disse que “todos os moradores em situação de rua declararam o desejo de retornar para a referida cidade, e assinaram uma lista confirmando a adesão ao transporte de forma voluntária. Esse procedimento é adotado por todos os usuários da Casa de Passagem”.


Ainda segundo a prefeitura de Ubatuba para ajustar o procedimento, foi feito contato com a Secretaria de Assistência Social de Taubaté, no final da tarde do mesmo dia em que ocorreu o incidente, para alinhar o atendimento de forma regional, a exemplo do que a Assistência Social de Taubaté já tem feito com outras cidades da região.

“A partir de agora, quando uma pessoa em situação de rua declarar que quer voltar para a sua cidade de origem, faremos um contato institucional com o Creas ou Centro Pop do referido município para estabelecer o procedimento institucional. Dessa forma deveremos evitar episódios dessa natureza e assim garantir a oferta de atendimento humanizado para as pessoas que se encontram em situação de rua”, concluiu a prefeitura.






  • Fontes: SISTEMA COSTA NORTE DE COM.

Últimas Notícias


Notícias relacionadas