• Home
  • Política
  • Projeto que cria taxa de lixo em Taubaté recebe pareceres contrários na Câmara
| 94

Projeto que cria taxa de lixo em Taubaté recebe pareceres contrários na Câmara

Projeto que cria taxa de lixo em Taubaté recebe pareceres contrários na Câmara
Os pareceres foram emitidos pela Consultoria Legislativa e pela Procuradoria Jurídica, que são compostas por servidores de carreira.

Esses pareceres não impedem a tramitação do projeto, mas poderão ser levados em consideração pela Comissão de Justiça e Redação, que é composta por três vereadores. Caso essa comissão emita parecer contrário, a proposta do prefeito é arquivada automaticamente.

No projeto, Saud alega que a cobrança seria efetuada de todos os imóveis atendidos pela coleta de resíduos e que a medida visa adequar a legislação municipal a uma lei federal de julho de 2020, que ficou conhecida como Novo Marco Regulatório do Saneamento Básico. Essa norma estabeleceu prazo de 12 meses para que os municípios propusessem instrumentos de cobrança pelo serviço, como forma de garantir a sustentabilidade econômico-financeira dos contratos do setor.

No projeto, Saud alega ainda que a não criação da taxa de lixo poderia configurar violação à LRF (Lei de Responsabilidade Fiscal), por renúncia de receita.

O texto não estabelece quais seriam os valores ou a fórmula de cálculo da taxa de lixo. Diz apenas que serão levados em consideração fatores como: categoria do imóvel; características do bairro ou região onde se encontra o imóvel, relacionado ao nível de renda dos usuários; dimensões do imóvel (área construída); frequência da coleta; e volume dos resíduos.







  • Fontes: NEW BREK 0 VALE

Últimas Notícias