| 186

AS DIFICULDADES DE UM JORNAL DO INTERIOR

Qualquer comunidade se sentirá mais rica se tiver um jornal.

Um jornalista é uma pessoa bem informada e interessada em divulgar notícias e conhecimentos aos seus concidadãos.

Receitas de bolo, coisas do futebol, programas de cinema, horóscopo, crônicas interessantes, além dos últimos acontecimentos.

Numa pequena cidade ou numa comunidade ele é de muita utilidade, colaborando com a previsão do tempo, anunciando vendas de imóveis e, inclusive, deixando-se, às vezes, a cair na tentação de publicar algumas fofocas.

Mas, um jornal é sempre de grande utilidade, sendo mesmo imprescindível para que haja progresso e cultura.

Muitas dificuldades nos últimos tempos, pelo custo cada vez maior e por concorrência da internet. Mas, aqueles pioneiros sustentam suas marcas e lutam bravamente, quase sempre vencendo as intempéries. No máximo tornam-se virtuais. Temos visto em nossos dias uma dificuldade maior e inesperada, causada pela radicalização política. Antigamente só havia essa radicalização com relação aos times de futebol, mas isto acaba em cervejas, com todos alegres e sorridentes achando que acabaram de dar um nó no concorrente.

Agora há uma briga política um tanto insana, com pessoas digladiando-se, às vezes com veemência e até ódios, tornando difícil ao jornalista sustentar uma posição isenta.

Qualquer notícia que seja favorável a um dos lados é motivo para protestos, xingamentos, promessas de boicotes e até ameaças ao jornalista ou a seus familiares. Coisa absurdas, mas frequentes. Nos grandes veículos de imprensa o povo desabafa nas “Colunas do leitor” e tudo vira em calmaria.

O povo está um tanto endoidecido e intransigente e uma situação destas pode até causar um desenrolar trágico.

Por isso tenho tido muita pena dos jornalistas das pequenas comunidades. Às vezes os desafetos são da mesma família e ele não tem para onde correr ou como se justificar.

Este clima deve ser passageiro, até porque será insustentável para todos se perdurar por muito tempo.

Sei que não adiantará, mas como não estou fazendo nada, faço um apelo a cada cidadão para que seja mais tolerante nas suas discussões ou posicionamentos políticos. Se não na sua vida ou na sua família, pelo menos com os jornalistas que precisam de entendimento e apoio para continuarem desempenhando sua profícua tarefa de nos trazer divertimento, lazer e cultura. E muita informação.








  • Fontes: DR. PAULO PEREIRA