| 436

MAUÁ - O EMPRESÁRIO DO IMPÉRIO



As pessoas a cada dia perguntam: "Por que a Estação Ferroviária de Taubaté está caindo aos pedaços e o trem não circula?"
***
Senta que lá vem história.
***
Com 38 anos de idade em 1852, IRINEU EVANGELISTA DE SOUZA (foto) tornou-se o homem de negócios do momento, o mago do dia, Barão e Visconde de Mauá, começou sua vida sozinho no Rio de Janeiro com 9 anos de idade.
***
Aos 15 já era o homem de confiança do patrão. Com 23 era sócio de um excêntrico escocês e com 30 um dos homens mais ricos do império, dono de bancos, Estradas de Ferro e Companhias de Navegação.
***
Graças ao Barão de Mauá, partindo da Corte no Rio de Janeiro, surgiu o chamado "Ramal de São Paulo", passando por Barra Mansa, Resende, Queluz, até chegar em Cachoeira Paulista
***
Na capital de SP foi construída a Estrada de Ferro SP-Rio por iniciativa de empresários paulistas. Nas primeiras viagens os passageiros tinham que atravessar o Rio Paraíba em Cachoeira Paulista em balsas, pois a ponte só foi construída em 1879.
***
Da capital de SP até Cachoeira Paulista o tempo de viagem era de seis horas que somando-se o percurso até o Rio de Janeiro dava-se um total de treze horas de viagem.
***
Taubaté no final do Século 19 já era uma rica e próspera cidade com a Economia forte na plantação do café, tornando-se uma das principais cidades do interior paulista.
***
No auge da produção cafeeira Taubaté chegou a ter a quarta maior renda do Estado, perdendo somente para a capital paulista, Campinas e Santos.
***
Em 1876 Taubaté se beneficiou com importantes melhoramentos, com a Estrada de Ferro Pedro II, que com a queda da Monarquia passou a chamar-se Estrada de Ferro Central do Brasil.
***
Em 1830 foi inaugurada a primeira Estrada de Ferro comercial do mundo na Inglaterra, e Irineu Evangelista, ávido por novidades,foi ver de perto que o grande investimento da época de sua visita à Inglaterra eram as Ferrovias que puxavam atrás de si as indústrias.
***
No governo de Juscelino Kubitschek (1958) foi criada a Indústria Nacional de Veículos que criou milhares de empregos no Brasil com a chegada da Volkswagen, General Motors e Ford, sepultando a Ferrovia por falta de vontade política.
***
A Rodovia Presidente Dutra foi inaugurada em 1951 substituindo o antigo trajeto entre Rio e SP que serpenteava por dentro das cidades do Vale do Paraíba.
***
Em Taubaté o empreendedor Rodrigo França criou o projeto "Estação do Conhecimento" que visa restaurar a Estação Ferroviária, projeto que já teve restaurando o antigo depósito de cargas daquela Estação, onde lancei em 2018 o livro "Tribos de Taubaté".
***
FONTES DE REFERÊNCIA - "Mauá o Empresário do Império" de Jorge Caldeira. "O Sol da Manhã" de José Eugênio Guisard". "Taubaté Núcleo Irradiador do Bandeirismo" da professora Maria Morgado de Abreu.







  • Fontes: JOSÉ DINIZ JUNIOR

Últimas Notícias