| 111

EM BUSCA DA FELICIDADE


Na sua obra A VIDA FELIZ, Santo Agostinho finaliza o oitavo capítulo afirmando que saber que a alma possui alimentos saudáveis e insalubres, é o caminho para se buscar a felicidade. Conclui que só em Deus reside a verdadeira felicidade.
O que você entende por felicidade? A felicidade, num certo sentido, é algo individual, pessoal e intransferível. Por outro lado, há uma ideia de felicidade que pertence ao senso comum e é compartilhada pela esmagadora maioria das pessoas: felicidade é ter saúde, amor, dinheiro suficiente, etc. Além disso, a ideia de felicidade não é uma coisa recente. Com certeza, ela acompanha o ser humano há muito tempo e faz parte de sua história.
Na verdade, a ideia de felicidade tem grande importância para a origem da filosofia. Ela faz parte das primeiras reflexões filosóficas sobre ética, que foram elaboradas na Grécia antiga. Vejamos sua evolução histórica.
Platão considerava que todas as coisas têm sua função. Assim, como a função do olho é ver e a do ouvido, ouvir, a função da alma é ser virtuosa e justa, de modo que, exercendo a virtude e a justiça, ela obtém a felicidade.
Aristóteles reconhece a necessidade de elementos básicos, como a boa saúde, a liberdade (em vez da escravidão) e uma boa situação socioeconômica para que uma pessoa possa ser feliz.
O filósofo iluminista Kant , na obra “Crítica da razão prática” definiu a felicidade como “a condição do ser racional no mundo, para quem, ao longo da vida, tudo acontece de acordo com o seu desejo e vontade”.
O inglês Bertrand Russell dedicou a este tema a obra “A conquista da felicidade”, usando o método da investigação lógica para concluir que é necessário alimentar uma multiplicidade de interesses e de relações com as coisas e com os outros homens para ser feliz. Para ele, em síntese, a felicidade é a eliminação do egocentrismo.
Em 1989, o filósofo espanhol Julián Marías dedicou ao tema um livro notável, “A felicidade humana”, em que estuda a história dessa ideia, da Antiguidade aos nossos dias.
Para o escritor português Alexandre Herculano “O segredo da felicidade é encontrar a nossa alegria na alegria dos outros”.
A felicidade é simples. Ela é construída por diversas emoções. Ser feliz consiste em sentir-se realizado. A felicidade é ausência de sofrimento. Não deixe a felicidade para amanhã. É importante descobrir as razões para ser feliz, hoje.








  • Fontes: FRANCISCO ASSIS MARTINS FERNANDES