| 251

DOS MONUMENTOS

Há poucos dias nós brasileiros tivemos conhecimento de um grupo da Tribo dos Anarfas que tacaram fogo na estátua de Borba Gato na capital de SP, pelo fato do bandeirante ter matado índios e negros.
* * *
Queira sentar-se que lá vem história.
* * *
Ainda bem que não temos membros da Tribo dos Anarfas nesta antiga terra que pertenceu a Condessa de Vimieiro e descoberta por um capitão do mato cujas iniciais eram Jacques Félix.
* * *
Em 1966 a Studenik que fabricava serrotes em um imóvel que fica em frente a atual Faculdade Anhanguera na Vila das Graças, encerrou atividades sem qualquer explicação deixando na rua 220 empregados não efetuando seus pagamentos praticando verdadeira burla contra os funcionários.
* * *
Com a fábrica fechada uma noite o porteiro foi surpreendido com a presença de Ivo Studenik, filho do tchecoslovaco Joseph Studenik - dono da fábrica - com mais duas pessoas.
* * *
Dizendo possuir uma ordem judicial pretendiam entrar na fábrica para retirar duas máquinas.
* * *
Na saída o porteiro solicitou a apresentação da ordem judicial e como ela não foi apresentada, passou o cadeado na porta da fábrica.
* * *
Empregados da Studenik que estavam no local chamaram a polícia quando Ivo Studenik iniciou uma discussão com o porteiro enquanto um dos amigos tentava arrombar o portão da fábrica.
* * *
Alguns dos funcionários despedidos correram para ajudar o porteiro quando o amigo de Ivo Studenik sacou um revólver e encostou no peito dos defensores do porteiro paralisando-o e conseguindo arrombar o portão para levar as duas máquinas.
* * *
Posteriormente os trabalhadores entraram com ação na Justiça do Trabalho com ação que impedia a Studenik de vender os bens sem autorização judicial.
* * *
Volto a pauta sobre os Monumentos. Em frente ao Convento de Santa Clara existe uma pracinha onde está um Monumento em homenagem à Joseph Studenik, o mesmo que deu um cambote em 220 taubateanos da prateleira de baixo.
* * *
Não se sabe quem foi o vereador autor da homenagem, assim como também prefiro não mencionar o vereador que trocou o nome da Avenida Brasil no Jardim das Nações para Avenida John Kennedy.
* * *
Como as minhas secretinas Lívida do Grello Maior e Fauzi do Grello Menor ficaram com preguiça de ir fotografar o Monumento, buscaram nos meus Archivos Implacáveis uma caricatura de autoria de Cássio Loredano que não faz a menor diferença para emoldurar a pauta, mas ficaram sem a ração semanal de cerveja pela preguiça.
* * *
Aguardemos agora se haverá alguma ação da Tribos dos Anarfas Taubateanos.
* * *
Isso posto não custa lembrar minha frase favorita: "sem humor não existe equilíbrio".
* * *






  • Fontes: JOSÉ DINIZ JUNIOR

Últimas Notícias