• Home
  • Atualidade
  • RMVALE 51º edição do Festival de Inverno de Campos do Jordão acontece 100% online em julho
| 201

RMVALE 51º edição do Festival de Inverno de Campos do Jordão acontece 100% online em julho

O Festival de Verão e Inverno de Campos do Jordão, reconhecido como o maior evento de música clássica da América Latina, terá sua 51ª edição em formato 100% online. O de Inverno ocorre de 3 de julho a 1º d agosto nas cidades de Campos do Jordão e São Paulo. Já o Festival de Verão, de 15 de janeiro a 13 de fevereiro de 2022, estabelecendo duas versões anuais.

Os eventos são realizados pelo Governo do Estado de São Paulo, por meio da Secretaria de Cultura e Economia Criativa e pela Fundação Osesp e em parceria com a Prefeitura Municipal de Campos do Jordão.

Segundo o Governo de São Paulo, o 51º Festival de Inverno de 2021, terá transmissões ao vivo todos os dias, após ter sido adiado devido à pandemia de coronavírus. Serão ao todo, 43 concertos, sendo 39 no Auditório Claudio Santoro e quatro na Sala São Paulo. Eles poderão ser assistidos no Youtube do Festival e na plataforma #CulturaEmCasa, da Secretaria de Cultura e Economia Criativa do Estado de São Paulo. Também poderá ser assistidas pela TV Cultura e Rádio Cultura FM e pelo Facebook do canal de televisão.

Na edição de 2019, o festival bateu recorde de público com 151 mil espectadores 133 concertos em nove palcos, durante 153 horas de música. Neste ano, a programação artística do festival irá continuar estruturada em dois eixo musicais principais: Clássico, com curadoria da Osesp (Orquestra Sinfônica do Estado de São Paulo) e Popular-Sinfônico, com curadoria da Jazz Sinfônica Brasil.

Programação Artística
O eixo Clássico traz como destaques as celebrações dos 250 anos de Beethoven (comemorados em 2020) e do centenário de Astor Piazzolla, celebrados em 2021. Outro destaque é a forte presença de obras compostas por mulheres, do passado e do presente, como Fanny Mendelssohn, Cécile Chaminade, Lili Boulanger e as brasileiras Clarice Assad e Marisa Rezende, entre outras.

A Osesp, comandada por seu Diretor Musical e Regente Titular, Thierry Fischer, faz o concerto de abertura do Festival, no dia 3 de julho, às 20h, no Auditório Claudio Santoro, interpretando a Sinfonia nº 2, de Rachmaninov. Nesse mesmo palco, ao longo do Festival, apresentam-se também: Ojesp (Orquestra Jovem do Estado), São Paulo Chamber Soloists, Orquestra do Theatro São Pedro, Orquestra Experimental de Repertório, entre outras, além da Orquestra do Festival, que neste ano será dividida em dois grupos por conta dos protocolos sanitários — um sob regência de Cláudio Cruz e outro com Giancarlo Guerrero. Haverá ainda um terceiro grupo do eixo pedagógico, este formado por bolsistas e professores do Festival interpretando um programa barroco, sob direção do violinista Luis Otavio Santos.

O Auditório Claudio Santoro também será palco de 20 concertos de câmara, com nomes como os pianistas Hércules Gomes e Lucas Thomazinho, o Quarteto Camargo Guarnieri, o Quarteto Osesp e o Escualo Ensemble.

Na Sala São Paulo, a Jazz Sinfônica realiza quatro concertos unindo a música orquestral ao repertório popular. Os convidados serão Roberta Sá, no dia 4 de julho, Nelson Ayres & Vanessa Moreno, no dia 11 de julho, Mart’nália, no dia 18 de julho e Renato Braz no dia 1º de agosto.

Protocolo de Segurança
As apresentações seguirão respeitando rigorosamente os protocolos de segurança e saúde, bem como as restrições em vigor nas respectivas cidades. Serão formatos reduzidos de orquestras, com ênfase na música de câmara, além de apresentações de, no máximo, 1h de duração.






  • Fontes: MEON

Últimas Notícias


Notícias relacionadas