| 214

RESPIRAR JUVENTUDE E VIDA

REFLEXÃO DO DIA
29.04.21

Quase sempre, enquanto a criatura humana respira juventude e vigor, a atitude que lhe caracteriza o coração para com a vida é a de uma criança que desconhece o valor do tempo.

Dias e noites são curtos períodos para a curtição em alegrias, aventuras e fantasias. Engodos mil da ilusão efêmera lhe obscurecem o olhar e a atenção, e as horas passam num turbilhão de anseios, muitas vezes, inúteis.

Raras pessoas escapam de semelhante perda. Geralmente, contudo, quando a maturidade chega e a alma já possui relativo grau de educação e evolução, o homem reajusta bastante apressado, a ideia e o conceito que tinha do dia e da noite. E aí, a semana passa a ser pequena para o que lhe é preciso fazer.

E então, nós compreendemos que os mesmos serviços de outrora, se repetem ao longo dos dias atuais e de forma recapitulada. Mas agora, com tempo curto, nos agitamos, nos desdobramos no afã de enriquecer os minutos ou ampliá-los, na quase sempre, inútil busca de mais tempo.

E também, é comum que ao termo da nossa caminhada, a morte do corpo nos surpreenda a qualquer momento, frustrando uma expectativa ampliada de vida, sem que nos seja dado recuperar os anos perdidos.

Assim, cuidemos em não nos embrenharmos na selva humana, despreparados e despreocupados com a nossa tarefa de habilitação à luz espiritual rumo ao inarredável caminho eterno que, inexoravelmente nos espera.

Utilizemos alguns minutos desta quinta-feira, refletindo sobre como aproveitarmos o melhor possível do tempo, não nos fazendo tardios na preparação do nosso espírito para o grande dia do encontro com o Criador.






  • Fontes: HÉCTOR GUERRERO e CLÁUDIO RODRIGUES