| 212

OUVIR E FALAR

REFLEXÃO DO DIA
20.11.21

Não temos dúvidas do quanto é importante ouvir e falar. Por isso mesmo, devemos utilizar estes sentidos de forma educada e discreta, tanto quanto as nossas palavras e maneiras de agir.

Em visita à casa de alguém, por mais simples e amiga que seja, reforcemos o nosso agradecimento pela acolhida e pelo carinho, sem nos determos em possíveis desarranjos ou simplicidade do ambiente.

Se ouvirmos alguma palavra ou frase incorreta na nossa conversa com essa pessoa, apreciemos a atenção e o sentimento que nos são dedicados, sem considerarmos algum desalinho gramatical. Vejamos e ouçamos com calma e compreensão.

Saibamos sentir as situações que nos cercam, sejam elas quais forem, sem a sombra da malícia a povoar o nosso pensamento e nem façamos anedotas inconvenientes em torno de pessoas e acontecimentos. Os comentários desairosos que quisermos fazer, os acomodemos no arquivo do silêncio.

Não nos esqueçamos de que, toda impressão negativa ou maldosa que transmitirmos aos amigos, mesmo em confidência, é o mesmo que injetar-lhes veneno através dos ouvidos e nos candidatarmos à inexorável Lei do Retorno.

Desta terça-feira em diante atentemos ainda mais para o fato de que, em qualquer circunstância, é preciso que vejamos e ouçamos com os olhos do amor e da caridade, para melhor compreender e auxiliar o nosso próximo.






  • Fontes: HÉCTOR GUERRERO e CLÁUDIO RODRIGUES