| 151

8 de março: Dia da Mulher e suas reflexões

No dia 8 de março é comemorado o Dia Internacional da Mulher, data que marca a luta feminina pela igualdade de direitos e melhores condições de trabalho. Diferente das datas comerciais, o 8 de março nasceu das lutas sociais de mulheres no século 20.

No Brasil, essa data se originou de um incêndio ocorrido em Nova York no dia 25 de março de 1911, na Triangle Shirtwaist Company, quando 146 trabalhadores morreram, destes 125 eram mulheres. Esse fato trouxe à tona as más condições de trabalho enfrentadas por mulheres na Revolução Industrial. Na época, elas não tinham direito algum, trabalhavam 16 horas por dia e tinham condições de trabalhos bem piores do que a dos homens.


Contudo, o dia da mulher só foi oficializado em 1975, ano que a ONU intitulou de Ano Internacional da Mulher para lembrar suas conquistas políticas e sociais.


Para comemorar essa data e mostrar a forças das mulheres da RMVale, o Portal Meon conversou com mulheres fortes, batalhadoras e que são essenciais na sociedade, e tem tido um papel importante neste período de pandemia. São elas: professoras, empreendedoras e enfermeiras.






  • Fontes: MEON

Últimas Notícias