| 516

O VELHO TEATRO SÃO JOÃO


Hoje em dia o taubateano tem o maior orgulho do Teatro Metrópole localizado no coração da cidade, antigo cinema do mesmo nome que sofreu com o período tenebroso quando a televisão esvaziou as cinco salas que exibiam os belos filmes de Hollywood.
* * *
Mas queira sentar-se que lá vem história.
* * *
Construído por um grupo de taubateanos na década de 1870, tempo do Império, o Teatro São João era inspirado na arte que se iniciou com João Caetano no Rio de Janeiro, então capital federal.
* * *
O Teatro São João era uma sala de 800 lugares inspirada no Teatro Cólon de Buenos Aires e ficava na Praça 8 de Maio, ao lado da Casa da Lavoura, também que não existe mais.
* * *
Além da platéia tinha frisas e camarotes. Como não havia cinema na cidade, era o Teatro São João que trazia as grandes companhias teatrais que vinham do Rio em direção à capital de SP e em Taubaté encontravam espaço para fazer as suas récitas.
* * *
Dada a situação geográfica de Taubaté entre os dois maiores centros populacionais do País, servida pela Estrada de Ferro Central do Brasil, aqui se apresentavam as maiores Companhias Teatrais que se apresentavam no Brasil.
* * *
Foi por longos anos o ponto chique da cidade onde aos sábados e domingos as famílias da elite taubateana podia assistir espetáculos não só vindos da capitais, mas também grupos teatrais de nossa cidade.
* * *
Na Companhia Taubaté Industrial formou-se um grupo de teatro amador do qual fazia parte como diretor o ex-profissional de teatro, João Batista dos Santos que com os artistas Elisa e Geny Milantoni, Geny Marcondes, Astério Braga, Antonia e Orestes Marcondes levaram à cena o espetáculo "O Casamento de Pindoba", entre outros.
* * *
Como os artistas sempre estão presentes, multiplicavam-se os grupos teatrais por toda a cidade.
* * *
"Furtado Coelho", "João Caetano", "Dias Braga", "Malhado Rosa", "Recreativo Musical", "Centro Católico", "Centro Livre", "Associação Artística e Literária", "Grupo Dramático Ernesto Sampaio", "Grupo Dramático Batista Góes" e outros que contavam com artistas amadores como Eduardo Tinoco, Maurício Toledo, Maria Peixoto, Sócrates Peixoto e Afonso Vieira.
* * *
Com a chegada do cinema mudo em Taubaté, Cinema Rio e Taubaté Cinema que acompanhavam as sessões com magníficas orquestras, o Teatro São João entrou em declínio.
* * *
Assim se foi a época de ouro do Teatro São João.
JOSÉ DINIZ JUNIOR






  • Fontes: JOSÉ DINIZ JUNIOR

Últimas Notícias


Notícias relacionadas