| 168

*A CARIDADE*

*BREVIÁRIO MAÇÔNICO*

7 de março

Para que um maçom revele seu caráter caritativo, faz-se necessário despertar nele o sentimento de altruísmo e solidariedade, dirigindo o seu interesse em direção aos demais, ao próximo e aos necessitados.
A caridade é uma das primeiras virtudes do cristão, formando a trilogia: Fé, Esperança e Caridade, que muitos traduzem por amor, que no caso apresenta-se como sinônimo.
Fazer caridade não constitui, simplesmente, em auxiliar a outrem, mas em exercer uma virtude capital com toda plenitude.
Além do exercício individual da caridade, a Loja em conjunto, por intermédio do hospitaleiro, faz de forma discreta a caridade, em duplo aspecto; dando os óbulos recolhidos em cada sessão aos necessitados; dar amparo moral a quem precisa, buscando a aproximação para amenizar o sofrimento.
O maçom deve cultivar essa virtude iniciando como se fosse um hábito; a quem lhe estende a mão, deve atender; o pouco dado pode amenizar a necessidade; quando surge um esmoleiro, o maçom tem dois deveres a cumprir: o social e o vindo de seu coração.
A caridade, em si, é uma permuta, pois quem doa receberá (como diz o povo) em dobro.
Para colher, é preciso dar. Mas... dar com amor.

Breviário Maçônico / Rizzardo da Camino.






  • Fontes: GRUPO GI APR