| 327

O PODER DAS AMIZADES

Entendemos por amizade uma relação afetiva entre os indivíduos. É o relacionamento que as pessoas têm de afeto e carinho por outras, que possuem um sentimento de lealdade, proteção e afinidade de intenções.
O filósofo Aristóteles preza a amizade, colocando-a como um bem desejável. Para ele, é um bem superior, e apresentando o amigo como aquele que nos torna mais capazes de pensar e agir.
A Bíblia ensina que a amizade é uma grande bênção de Deus! O bom amigo partilha momentos felizes e está pronto para ajudar nas horas mais difíceis. Juntos, os amigos são mais fortes. Devemos sempre valorizar uma boa amizade.
São muitos versículos da Bíblia que nos ensinam sobre a amizade. No Evangelho de João, está escrito: “Ninguém tem maior amor do que aquele que dá a sua vida pelos seus amigos”. (João 15:13).
Perguntamos: Qual o verdadeiro poder da amizade? É grande o impacto das amizades em nossas vidas. Uma pesquisa do Instituto Gallup, com 8 milhões de entrevistas, demonstrou que “O poder da amizade demonstra que, além de aumentar nossa satisfação geral com a vida, os amigos melhoram nossa saúde, curam a depressão e têm um papel fundamental nos períodos de estresse, funcionando como amortecedores”.
É importante o poder da amizade no ambiente profissional. Afirma-se que quem possui um grande amigo no emprego tem sete vezes mais chances de se dedicar ao trabalho, pois a amizade fortalece nossas relações pessoais e profissionais.
É tão importante a amizade na vida das pessoas que foi criado o “Dia do Amigo”. O dia da amizade, ou dia do amigo, é comemorado em 20 de julho. Essa data foi criada por um argentino, a partir da chegada do homem à lua, em 20 de julho de 1969. O argentino resolveu enviar cartas para diversos países para instituir o Dia do Amigo, pois acreditava que a chegada à lua era um significado de que os homens deveriam se unir, numa amizade universal.
A amizade tem diversas origens, como o meio em que as pessoas convivem, por exemplo, o trabalho, o colégio, a faculdade, amigos em comum, mas também pode surgir por acaso. Alguns amigos, inclusive, se chamam de melhores amigos, pois se consideram mais que amigos, um irmão de coração.
Quando existe uma amizade verdadeira, algumas pessoas intitulam essa de “melhor amigo”. A nomenclatura de melhor amigo é mais utilizada por mulheres, mas ambos os sexos têm seus próprios melhores amigos, que são aqueles que o indivíduo leva para toda vida, e está presente em todos os momentos.
As pessoas que possuem amigos, têm neles uma fonte de segurança e equilíbrio emocional para vivenciar momentos complexos da vida. Thomas Merton escreveu: “Homem algum é uma ilha”. Ninguém é feliz sozinho. As amizades fazem as pessoas felizes.







  • Fontes: FRANCISCO ASSIS MARTINS FERNANDES

Últimas Notícias