• Home
  • Política
  • Taubaté não adere à fase vermelha e parte do comércio abre as portas no fim de semana
| 361

Taubaté não adere à fase vermelha e parte do comércio abre as portas no fim de semana

A prefeitura de Taubaté não decretou até o momento, a fase vermelha de flexibilização de atividades econômicas na cidade nos dias indicados pelo Governo do Estado entre Natal e Ano Novo, e o comércio, além de bares, restaurantes e outros serviços que não são considerados essenciais, estão seguindo as regras da fase amarela. Tanto que neste sábado (26), alguns estabelecimentos abriram normalmente.

O Taubaté Shopping, informou por meio das redes sociais, que vai funcionar hoje até às 22h e no domingo (27), das 13h às 20h, ficando a critério de cada lojista abrir ou não. O local esteve fechado no feriado de sexta (25) e também não deve abrir no dia 1º de janeiro. No restante, estará de portas abertas ao consumidor. No dia 31, véspera de Ano Novo, funcionará até às 18h.

Se fossem seguir as regras da fase vermelha, conforme o recomendado pelo estado, os serviços que não considerados essenciais, deveriam permanecer fechados nos dias 25, 26 e 27 de dezembro, além de 01, 02 e 03 de janeiro de 2021. A medida seria para evitar aglomerações nestas datas e conter o avanço da Covid-19, que voltou a crescer em número de contaminados.


A Associação Comercial de Taubaté (ACIT), chegou a divulgar uma nota de repúdio contra a decisão do Governo de João Doria, justificando que iria prejudicar as vendas do setor, que tem sofrido graves prejuízos com a pandemia.

"A restrição de funcionamento imposta para o período do Natal e Ano Novo está retirando das empresas uma rara oportunidade de uma sutil recuperação econômica para o dificílimo ano de 2020", dizia trecho da nota.

Por enquanto, a prefeitura divulgou alterações apenas no funcionamento dos serviços públicos, e alguns deles como o mercado municipal também seguem as regras da fase amarela. O Município não informou se terá algum tipo de fiscalização sobre medidas restritivas ou alteração de decreto.

Os serviços essenciais à população mantidos abertos nesse período são a UPA Infantil, Hospital de Campanha na UPA Central (para atendimento de pacientes com suspeita de coronavírus), a UPA San Marino, UPA Santa Helena, UPA Cecap, Serviço de Verificação de Óbito (SVO), Guarda Municipal, Serviço Funerário Municipal e o Abrigo Institucional.

Confira como fica o funcionamento de outras atividades:

Feiras livres

Dias 26, 30 e 31 de dezembro – das 6h às 14h

Dia 31 de dezembro – das 6h às 14h

Dia 1 de janeiro – não funcionam

Mercado Municipal

26 de dezembro – 6h às 14h

27 de dezembro – 6h às 13h

30 de dezembro– 7h às 17h

31 de dezembro e 02 de janeiro – 6h às 14h

1 de janeiro – não abre

03 de janeiro – 6h às 13h

Mercatau

26/12/2020 (sábado) – feira livre varejista – 6h às 13h

28 e 30 de dezembro – atacadista – 14h30 às 18h

31 de dezembro– fechado para limpeza

1 de janeiro – Ano Novo – fechado

2 de janeiro – feira livre varejista – 6h às 13h

Coleta domiciliar

31 de dezembro – a coleta será realizada conforme itinerário padrão e as equipes do período da tarde iniciarão o serviço duas horas mais cedo.

1 de janeiro- não haverá coleta

PEVs (Ponto de Entrega Voluntária)

26 de dezembro- aberto das 8h às 12h

31/12 e 1/1 – fechados






  • Fontes: MEON

Últimas Notícias