| 204

Wiliam Saad Abdulnur: exemplo de panathleta

No dia 17 de dezembro faleceu Wiliam Saad Abdulnur, fundador do Panathlon Club de Taubaté. Um dos maiores nomes do panathletismo nacional e internacional. O Panathlon é uma entidade de serviço que reúne pessoas com currículo de serviços prestados em favor do esporte e da educação física. O Panathlon é uma entidade internacional com sede em Rapallo, Riviera Italiana. Valoriza a ética, cultura, educação, as atividades esportivas e de lazer.
Wiliam Saad trouxe o movimento panathletico para Taubaté fundando em 30 de agosto de 1993 o Panathlon Club de Taubaté nas dependências do SESI.Em 2001 foi declarado de utilidade pública por Lei Municipal.
Wiliam Saad desde o início trabalhou juntamente com outras pessoas na difusão da filosofia panathlética em Taubaté e na região valeparaibana. Antes da fundação do Panathlon Club de Taubaté Wiliam Saad tinha todo um histórico de trabalhos em prol do esporte e no ensino da Educação Fisica. Formado em Educação Fisica na Faculdade de São Carlos. Levou para o Panathlon toda sua experiência esportiva e seu idealismo. Era profundamente dedicado aos idéias do panathletismo. Mesmo muito doente procurava se inteirar dos acontecimentos do clube. Portanto não perdeu seu fervor e seu idealismo mesmo num momento difícil de sua vida. Exemplo de panathleta, cidadão e pai de família. Dedicado ao bem comum. Sempre ao lado de sua esposa Edna Saad também panathleta.
No Panathlon ocupou diversos cargos: presidente do Panathlon Club de Taubaté, presidente do Distrito Brasil, fez parte do Conselho de Garantia do Estatuto,na Comissão Internacional para Expansão do Panathlon, Conselheiro Internacional etc. Grande líder panathleta.Sua participação ativa nos eventos realizados pelo Prof. Nicolini como a Operação Juventude.
O trabalho que realizou frente ao Panathlon é reconhecido nacional e internacionalmente. O Panathlon perdeu um apaixonado pelo esporte e pela filosofia panathlética. Um dos ícones do movimento panathletico em toda América.
Como singela homenagem criei enquanto ele ainda vivia e com aquiescência da diretoria do Panathlon Club de Taubaté o “ Prêmio Gestão Esportiva Wiliam Saad Abdulnur”.
Desenvolveu atividades esportivas de grande relevância para a história do esporte municipal e regional. Não se pode falar do esporte taubateano sem mencionar Wiliam Saad. Nos deixou um legado construído com muito trabalho e honradez. Descanse em Paz!
21.12.2020 Prof. José Pereira da Silva







  • Fontes: PROFESSOR DR. JOSÉ PEREIRA DA SILVA

Últimas Notícias